Atual rotina de treinos

Conversando com alguns amigos que não costumam praticar esportes alguns deles me perguntaram como era a minha rotina de treinos. Acabei achando interessante registrar por aqui até para fins históricos. Mais para frente posso ter uma referência desses treinamentos. O que mudou na rotina, na forma, no volume, etc. Como já comentei anteriormente, ocorrem momentos específicos em que uma modalidade acaba ganhando prioridade em função de uma prova específica (comum, por exemplo, no caso da maratona onde as corridas terão mais volume e, portanto, mais prioridade).

Atualmente a minha rotina compreende, em geral, umas 10 sessões (contando a transição como uma sessão) de treinamentos na semana dividas da seguinte maneira:

Segunda-feira - natação piscina - 6:45s-7:45hs | corrida - 12hs
Terça-feira   - ciclismo (casa) - 6:45hs
Quarta-feira  - natação piscina - 6:45s-7:45hs | corrida - 12hs
Quinta-feira  - ciclismo (casa) - 6:45hs
Sexta-feira   - natação piscina - 6:45s-7:45hs | corrida - 12hs
Sábado        - transição ciclismo/corrida (estrada/autódromo) 
Domingo       - ciclismo (estrada) treino longo 

Natação  - 3 sessões (piscina)
Ciclismo - 4 sessões (2 spinning, 1 na transição, 1 "puro")
Corrida  - 4 sessões (3 "puras", 1 na transição)

Esse é o cenário ideal dos dias/horários de treinos. Nem sempre é possível e pode necessitar alguma adequação (ou até alguma "falta") mas em geral tenho conseguido fazer nesses dias/horários que são os mais fáceis para mim.

No momento os descansos estão ocorrendo mais de forma ativa, em geral na corrida leve de segunda-feira. 

Ainda penso em tentar encaixar uma musculação ou treinamento funcional no que sobra da terça e da quinta-feira (meio-dia). Confesso que eu venho empurrando isso com a barriga já faz um tempo mas em 2013 pretendo pelo menos experimentar. Uma outra vontade que eu tenho, mas essa infelizmente é impossível em Curitiba, é de incluir uma sessão de natação no mar. Só consigo fazer isso em finais de semana que estou em Florianópolis. Essa só para os afortunados que moram no litoral. ;-)

Uma das coisas que o triathlon mais me ensinou foi a ter disciplina. Sem ela fica complicado conseguir fazer esses treinos (e olha que sou um iniciante e nem tenho tantas sessões como vários outros praticantes desse esporte). Por outro lado, li não me recordo onde, que os treinos precisam ser feitos com prazer. Por mais cansativos e sofridos que eles sejam (e em alguns momentos serão, e muito) temos que sair com vontade de treinar para tudo dar certo. Se eles forem sempre, ou quase sempre, um sofrimento já desde antes de iniciarmos, alguma coisa está errada e a chance do negócio não ir para frente é grande.

Em último caso a motivação pode ser como a do carinha da figura. :-P


Quem quiser deixar nos comentários como é a sua rotina de treinos, sinta-se à vontade.

Comentários

  1. Puxado, hein? Mas o Iroman é um desafio e tanto!

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  2. Poxa Milton,


    Correr meio dia, no verão? Sou sua fã!
    E vc pula cedo hein!

    Olha to torcendo por vc!

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    1. Hehehe, valeu, obrigado!
      Na verdade não tem muito jeito... ou é assim ou não é. Cedo eu acordo de qualquer maneira. E a corrida ao meio-dia para mim é uma estratégia para não correr o risco de ficar com preguiça no final do dia/início da noite.
      Para minha sorte, em Curitiba não são MUITOS os dias de calor absurdo, como foi hoje por exemplo, que cheguei mais morto que vivo. :-P

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  3. Estrutura legal Milton ! Correr meio dia ? socorro ! E os longos, faz como ? Ah não, pior os tiros. Não, tudo kkkkkkkkkk.

    Infelizmente tenho uma natação no mar aos sábados :-), mas as 'sessões' de cada modalidade são basicamente a smesmas.

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    1. Fala Pina. Cara... assim, agora que estou no ciclo de treinamento para o primeiro Iron então é que vou ter longo de corrida no meio da semana. Nessas três semanas o máximo foi de 12Km até agora. Minha ideia é encaixar os longos meio-dia mesmo e fico trabalhando até mais tarde no final do dia. Para mim correr no final do dia aumenta a chance de ter que faltar por algum motivo inesperado (problema no trabalho, algum compromisso pessoal, clima, etc.). Meio dia é assim, se eu não estiver correndo vou estar na minha mesa sem fazer nada nessa hora. Acabei acostumando já com essa corrida nesse horário.
      Essa natação no mar aos sábados é que me faz falta. :-) Toda vez que nado no mar sinto que não nado tão bem como nado na piscina, acho que por falta de treinos no mar. Infelizmente não tem muito jeito por aqui.
      Abraço!

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