Duas coisinhas...



Bom...  antes que inicie o treinamento específico de vinte semanas para o Ironman 2013 pensei em escrever aqui dois relatos de eventos que considero importantes. Participei destes eventos em 2012 já visando o Ironman. Não foi treinamento ou prova "formal" para o Iron mas duas provas que eu quis fazer para me dar mais confiança dali em diante.

- Maratona de SC em 30 de setembro, minha primeira (e única até a maratona dentro do Iron);

- Travessia Aloha Spirit Lagoa da Conceição - 5Km de natação em 17 de novembro;

Neste primeiro post falarei sobre a maratona.

Questão de umas seis ou sete semanas antes da maratona verifiquei as datas e a logística e percebi que daria para estar em Florianópolis e fazer. Fui então conversar com meu treinador sobre isso e chegamos à conclusão que seria interessante. Não que seja fundamental fazer uma maratona antes de fazer um Ironman mas, que se eu tinha vontade seria bom para conhecer uma prova longa e ver como meu corpo reagiria. O tempo para a preparação não era dos mais folgados mas era possível. 

Iniciamos então algumas semanas onde o ciclismo foi preterido pelos treinos de corrida. O volume semanal de treinos foi aumentando até chegar perto da prova. Os treinos mais longos foram dois de 28KM e um de 24KM. O volume de corrida na penúltima semana antes da prova foi de 62KMs. Na semana anterior baixou para 46KMs e na semana da prova (com ela incluída) bateu nos 75KMs corridos. 

Vamos à prova em si. Muito bem organizada (Latin Sports) com pontos de água na medida ideal (a cada 2,5Km se não me engano). Alguns pontos ainda tinham opção de água natural ou gelada. Haviam também pontos com Gatorade (não vou lembrar agora de quantos e onde eram). 

Para quem conhece Florianópolis o trajeto é bem simples de visualizar. Saída na passarela de samba em direção ao sul da ilha. No trevo que dá acesso à rodovia do aeroporto fazia o primeiro retorno, passando novamente pelo túnel e pegando a Av. Beira Mar Norte. Seguia pela avenida até a Universidade Federal de Santa Catarina onde havia outro retorno. Voltava por toda Beira Mar novamente, passava pela passarela (na lateral para não dar conflito com quem já estivesse chegando) e ia em direção ao sul mais uma vez. Nesta última "perna" o retorno era um pouco antes antes da primeira. Por fim, voltava pelo túnel e fechava a prova na passarela. 

Minha primeira meta era terminar (relativamente bem) essa primeira maratona. Havia uma meta "velada" (minha) de fazer abaixo de 4hs. Claro que eu não iria me quebrar (e quebrar a primeira meta) por conta do tempo, mas se fosse possível gostaria de terminar em menos de 4hs. Na minha última conversa com o treinador ele me disse para tentar fazer a prova toda controlando o pace em 5'30"/Km. Como o trajeto é bem plano e o clima ajudou (sem calor) tudo deu certo. Nos últimos 5KMs - na Via Expressa Sul - havia um vento batante chato, ainda assim consegui fechar a prova com tempo líquido oficial de 3h51'45". No meu Garmin o tempo foi de 3h51'15". Esses 30 segundos foram para o "The Flash" aqui fazer uma parada estratégica para o "número 1", que devido ao nervosismo me incomodou já no KM 7, apesar de eu ter ido nos banheiros químicos antes da prova por duas vezes. ;-)

Não tive qualquer problema físico, seja simples ou não, durante a prova. Inclusive no último KM deu para fazer um pace abaixo de 5'/KM porque ainda sobrava um pouco de gás. Posso dizer que foi um pace conservador (pouca coisa), e que bom que tenha sido assim, pois terminei a prova muito bem fisicamente, cansado mas bem. Cuidei bastante da alimentação, pois no primeiro treino de 28KM não tive muito cuidado e quebrei no KM 20. Não queria que me acontecesse isso na maratona e no segundo treino de 28KM simulei tudo que faria na prova e terminei o treino muito bem. Cápsulas de sal (a cada uma hora), gel (a cada 45') e água (a cada 2/2,5KM). Coloquei em prática na prova (somando o isotônico que não tive nos treinos) e tudo foi perfeito. É óbvio que depois da prova, por uns três dias, dá para a gente ficar bastante debilitado com algumas dores pelo corpo, mas sinceramente foi menos do que eu esperava. Quem sabe na próxima, quando eu quiser melhorar o tempo, ou ainda numa maratona com trajeto mais difícil, tudo mude de figura. Espero que não mas pode acontecer. :-)

Em Floripa uma das coisas mais legais de correr a maratona é que a paisagem é estimulante. As imagens não me deixam mentir.




Abaixo estão alguns dados da prova e aqui o link para a prova no Garmin.


Em breve o relato da travessia na Lagoa da Conceição.

Comentários

  1. Milton,

    Estou gostando muito dos seus post's. Me desculpe se só consegui acessá-los hoje. Mas li todos. ;)
    Sua participação na Maratona foi excelente. Muitos amigos se queixaram do vento forte, foi até assunto do podcast do CR no Ar, lembra?
    E para baixar o tempo você precisa aperfeiçoar o timeline para o número 1.kkk
    Quero aproveitar para agradecer toda força que tens me dado no blog. Durante o IM estarei em algum ponto gritando e te incentivando...
    Forte abraço e foco nos treinos!!!

    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena, imagina. A gente que corre sabe o quanto é legal acompanhar a evolução dos amigos. É isso mesmo, foco nos treinos e vamos em frente. Valeu pela força também. Não lembrava que o vento tinha sido tão falado assim. Só lembro que ali no final estava brabo. A grande vantagem que tive é que estava bem àquela altura do campeonato então deu para enfrentar o vento na boa. :-)
      Abraço!

      Excluir
  2. Minha primeira e única Maratona até hoje foi no Ironman do ano passado.... rsrsrsrs

    Mandou super bem na sua....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Marlus... mas tenho consciência que são duas maratonas BEM distintas (a simples e a dentro de um Iron). :-)

      Excluir
  3. Olá Millton, fiquei muito feliz com sua participação no Corridas do Luizz .
    É muito gostoso quando recebo novs comentários e principalmente quando conquisto a confiança e o carinho do leitor.
    Pode ter certeza que este post ficará na minha leitura constante. E já passo a seguir o teu blog também.
    Grande abraço e um excelente ano para você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Luiz. Agradeço a visita também. A gente que corre esses "desafios" sabe o quanto é importante trocar informações e ter o apoio das pessoas. Teu blog também está inscrito aqui e vou acompanhar. Espero ver em novembro o resultado da maratona.
      Eu tinha intenção de fazer a maratona de Floripa em setembro e a de Curitiba em novembro, porém tem um triathlon em dezembro em Floripa que talvez eu faça. Se fizer esse de dezembro aí vou ter que abrir mão da maratona daqui. Se por acaso eu fizer quem sabe não nos falamos por lá.
      Abraço e sucesso. Bom ano para ti também.

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião, sua crítica, seu elogio, qualquer coisa... procuro responder sempre.

Postagens mais visitadas