Travessia Aloha Spirit Lagoa da Conceição

Como citei no post anterior essa prova também não era necessária no preparo para o Ironman, porém queria de alguma maneira nadar uma distância próxima dos 3,8KM de modo a sentir um pouco essa sensação. A minha intenção era fazer uma prova de 3,5KM ou 4KM, mas infelizmente nenhuma bateu com meu calendário. Quando apareceu a chance dessa de 5KM (distância equivalente a uma meia maratona aquática) em Floripa vi que era a hora. 


Feita a inscrição achei que a organização deixou um pouco a desejar no dia anterior (da retirada dos kits). Faltou estrutura, faltou preparo do pessoal para explicar, sem contar que haveria um simpósio com algumas explicações que simplesmente deixou de acontecer sem qualquer aviso prévio. Fiquei aguardando o horário e depois de meia hora de atraso resolvi perguntar. A resposta foi: "Não haverá hoje, somente amanhã antes da prova". Enfim, fiquei com o pé atrás nesse dia. Mandei uma mensagem para os organizadores e me retornaram reconhecendo os problemas e falando que se não conseguirem gente preparada em Floripa para o ano que vem não fazem a prova. O lado positivo é que no dia da prova a organização foi perfeita, tudo funcionou normalmente e sem problemas.

Amanheceu ainda com uma garoa mas não estava frio, porém a água estava com uma temperatura um pouco baixa. Praticamente todos nadaram de roupa de borracha. Fui na onda. 

Das três modalidades a que mais gosto de treinar é a natação. Por outro lado é a que mais tenho dificuldade de melhorar os tempos e também de controlar os ritmos na prova. Parece-me que pelas largadas normalmente tumultuadas eu acabo não cuidando muito do ritmo e da técnica e a coisa vai "do jeito que dá". Isso acontece um pouco também porque 95% dos meus treinos são na piscina e só alguns poucos no ambiente normal das provas. Ainda assim acho que hoje nado num ritmo bom para o meu nível geral de amadorismo. :-)

A prova foi muito agradável de fazer, haviam poucos competidores e uma boa parte deles de equipes de maratonas aquáticas do sul do Brasil. Não preciso dizer que os caras simplesmente sumiram na frente. As bóias eram praticamente "no infinito" de tão longe. Quando contornei a primeira pensei que nunca mais encontraria a segunda. De fato por ser a perna mais longa da prova não tinha a menor possibilidade de se vê-la. Fui seguindo uns nadadores na minha frente e uns caiaques que acompanhavam os mesmos. Depois de MUITO tempo nadando deu para começar a ver um micro ponto branco no horizonte. Era a tal segunda bóia. Depois dela a volta era paralela à orla da Av. das Rendeiras. Foi o lugar mais gostoso de nadar porque não era muito fundo e com a água bem clara a visão era bem agradável. Não chegou a bater um cansaço absurdo porque fiz como na maratona "terrestre", tentei manter um ritmo que não fosse nem muito forte nem muito fraco para reconhecimento da distância. Apesar disso parecia que a última bóia e o portal da chegada estavam sempre indo para mais longe a cada braçada. :-)

Vendo o portal tentei aumentar um pouco o ritmo mas aí já não tinha mais tanto fôlego. Foi só levar até o final. Final de prova com 1h37'59" e quase 600m a mais na distância. Não sei o quanto desses quase 600m foi por erros meus de navegação e o quanto foi por movimento/local das bóias. Não conhecia ninguém fazendo a prova para ver se a distância de mais gente foi maior que 5KM. Admito que apesar de ser uma prova que levei quase duas horas nadando e que muitos consideram monótona, fiquei com vontade de fazer uma maratona aquática (10KM). Quem sabe um dia.

Abaixo algumas fotos e informações da prova.



Detalhes da prova no Garmin aqui

Antes da largada.


Depois da chegada, digamos, um pouco cansado. :-)


A paisagem de Floripa dispensa comentários.


É isso...  

Comentários

  1. Cacetada, baita tempo. Acho q uma vez nadei 5000, para o primeiro Iron. Só pra ver se sobrava braço depois.

    Vai detonar em maio !


    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que assim seja Rafael!! Tem chão pela frente mas vamos tentar o melhor. :-)
      Valeu a força!
      Abraço!

      Excluir
  2. bem legais as fotos e o post, parabéns!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião, sua crítica, seu elogio, qualquer coisa... procuro responder sempre.

Postagens mais visitadas