Um mês redondo


Lembro que na minha "fase sedentária" eu ouvia algumas pessoas falando em vício em corrida ou atividade física em geral. Aquilo era algo inconcebível para mim. Realmente eu não conseguia entender, pois nunca tinha tido uma experiência agradável com esportes, exceto umas peladas na época de colégio em que eu fechava o gol como Taffarel. 
Com o tempo e nessa nova fase de treinos bem estabilizada passei a entender o que é isso. Hoje em dia um treino que não faço me deixa extremamente angustiado e com sentimento de culpa. Até mesmo um "dia livre" me causa um certo desconforto, por mais importante que seja (mas já aviso que se está na planilha eu obedeço). Na realidade eu não só passei a entender o "conceito" disso tudo como me tornei um desses adictos em atividade física, não posso mais negar esse fato.

No mês de janeiro (segunda semana) começaram os treinamentos específicos para o Ironman, como descrito aqui, aqui e aqui. A quarta semana está além da metade e tudo tem passado cada vez mais rápido. Além dos relatos semanais, que tenho feito em cada domingo, vou tentar trazer alguma coisa no final de cada mês.

Nesse final de janeiro deixo aqui o meu "extrato" de treinos. Para aplacar o meu vício não tive nenhum dia de "descanso" 100% livre. Talvez para muitos isso seja horrível mas no meu caso é algo que gosto. Eu acabo me sentindo mais motivado, especialmente nessa fase em que o volume de treinos vai aumentar e gerar uma sobrecarga (controlada logicamente) necessária no corpo. Os descansos, como falei aqui, estão sendo em corridas bem soltas e regenerativas. Meu treinador já me avisou que se o cansaço chegar com uma força MUITO grande é para avisar que aí providenciamos um descanso mais efetivo. Ainda não tive necessidade, pois tenho aguentado bem esse começo. Normalmente eu vejo que depois da corrida regenerativa de segunda, passo o treino de terça de ciclismo - que em geral é de tiros - e na quarta estou já bem mais descansado para o resto da semana e final de semana. Lembro, conversando com alguns amigos que iriam fazer o Ironman ano passado, que lá por final de março ou abril eles estavam extremamente cansados pelo grande volume de treinos. Sei que isso vai acontecer comigo mas é o processo natural das coisas. 



Que venha então fevereiro, a quinta semana e mais treinos. Entrei nessa por opção, não por obrigação. :-)

Comentários

  1. Seu post vai servir de motivação para eu espantar minha preguiça!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa... legal, ajudando em alguma coisa já um feito. :-)

      Excluir
  2. Isso aí ! Como dizemos, se lá pelo fim de abril você não estiver CANSADO, tem alguma coisa errada. Mas aí logo vem o POLIMENTO, que é uma beleza só.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Pina... deu para ver que na teoria (com os blogs e amigos Ironman) já aprendi um pouco. Na prática estou aprendendo agora, na pele. :-)
      Espero estar BEM cansado lá por abril. Sempre tive claro na minha mente. Quanto mais sofrer nos treinos, mais consigo aproveitar no dia da prova.
      Abraço!

      Excluir
  3. Milton, primeiro parabéns por estar chegando bem a este primeiro mês... estamos na torcida!!
    Sobre a questão do vício por atividades físicas, estava falando sobre isso há pouco com um amigo médico... todos sabemos, mas, apenas para compartilhar a info... a endorfina, q gera aquela sensação boa (principalmente a partir lá do meio do treino, e, muuuito, após os treinos) vicia mesmo... qdo vc acostuma com doses regulares dela o cérebro condiciona-se à sua presença, qdo falta (ou reduz) ele sinaliza isso, pede movimento... se não vem, gera a tal angústia etc. Ou seja, é um tipo de vício mesmo, só q uma coisa boa, q prolonga a vida: melhora HDL etc., etc., etc.... uma coisa natural, desenvolvida (em nossa evolução natural) pra q mantenhamos a prática... Por isso... keep on moving!!! Parabéns pelo blog e, mais uma vez, sucesso no seu desafio!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah Ricardo, valeu mesmo pelas palavras e pelas explicações. :-)
      Vamos em frente... sempre em frente!
      Obrigado mesmo pelas visitas e pelas palavras.
      Forte abraço!

      Excluir
  4. Eu já envelheci 20 anos em 7 rs...

    Também já sofri de overtraining algumas vezes, mas ainda estou vivo :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião, sua crítica, seu elogio, qualquer coisa... procuro responder sempre.

Postagens mais visitadas