Um treino de corrida que gosto


Não sei se é só comigo mas sempre tenho algum tipo de treino que gosto mais de fazer do que alguns outros. Desde que fiz a maratona em Florianópolis, ano passado, alguns treinos caíram no meu gosto. Um desses tipos de treino que me descobri gostando é o que contém trechos um pouco maiores em ritmo mais forte. Pode ser um treino progressivo com distâncias de mais de 5Km por ritmo ou então algum treino na maior parte do tempo em ritmo mais forte.

Hoje foi dia de um treino que, descontando aquecimento e "soltura", tinha 7Km em ritmo 3, ou seja, ritmo mais forte com batimento cardíaco beirando o 170. Uma das coisas que gosto nesses treinos é que sempre que inicio penso que não vou aguentar o tempo inteiro (de repente estou precisando ir numa psicóloga para ver se tenho problemas de baixa auto estima). Aí é que vem a motivação e a parte importante de ter um desafio já no treino. Isso não sai da minha cabeça, me concentro e faço o máximo para terminar, dentro da minha sensação física e FC do ritmo indicado.

Lembro que fiz um treino durante a preparação para a maratona que tinha que ser 18Km em um ritmo entre 2 e 3, com FC também perto de 170bpm. Quando comecei praticamente tinha certeza que não terminaria, inclusive porque fiz na região de Santa Felicidade em Curitiba, onde praticamente não existe trecho 100% plano. Não eram subidas monumentais, longe disso, mas fiz um circuito que passava por um aclive algumas vezes. Na descida era uma festa, na subida uma desgraça. No final das contas esse foi um dos treinos que mais gostei de fazer até hoje. Consegui manter a motivação ao longo de todo ele.

Informações desse treino de 2012 abaixo


E abaixo a informação do treino de hoje. Uma das vantagens de correr no Passeio Público é que lá boa parte da pista de corrida fica protegida por árvores. Isso para quem treina no sol do meio-dia é mais ou menos como ganhar na Mega Sena da Virada. Os treinos de tiros tenho feito lá também por esta razão.

Informações do Garmin


Informação do Endomondo (Km a Km)


Vendo as informações do Endomondo constatei que consegui manter o ritmo a cada Km, e até progredir um pouco, nos 7Km de ritmo 3. Somente no penúltimo Km o ritmo caiu um pouco mas ainda dentro de uma margem "normal". Algum tempo atrás e meu ritmo iria degradar a cada Km (isso sempre me acontecia). Essa foi uma das evoluções que já notei depois que estou com treinos estruturados por um treinador/profissional da área.

Comentários

  1. Belo treino !
    Eu não curtia os intervalados, e agora já estou com saudades... botar essas sequencias, semana após semana, CONSTRÓI a confiança !

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Pina!
      Quanto à cofiança, é bem isso...
      Eu quando comecei a fazer passei a gostar. Fiquei um tempo agora sem fazer e senti falta também.
      Abraço!

      Excluir
  2. Legal Milton.
    Um colega cometou no meu blog esses dias "pessimismo nos treinos para otimismo na prova". Acho que cabe no seu caso, o treino realmente e difícil e é normal pensar que não vai conseguir. Mas quando termina dá fora para os desafios das provas.

    Quanto ao Passeio Púbico, gostaria d etreinar por lá também, parece ser muito bbom mesmo.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz.
      É um lugar bom de treinar, especialmente tiros e intervalados. Só não dá para ser nada muito longo porque senão enjoa. A volta tem só 1Km.
      Quanto aos treinos é isso mesmo... tem uma outra máxima também: sofrer o máximo possível nos treinos para se divertir o máximo possível nas provas. :-)
      Abraço!

      Excluir
  3. Eu também tenho um treino preferido, adoro fartlek!
    Você já correu a Meia Maratona de Floripa? Tenho vontade de corrê-la!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela. Corri sim mas não essa chamada de internacional que tem agora em março. Corri uma que tem no segundo semestre. O percurso é parecido (não exatamente igual mas parecido) e é MUITO gostoso. Aliás, sou ex-morador da ilha então sou suspeito para falar mas as provas lá na Beira-Mar eu acho MUITO legais. A maratona foi legal, a meia foi legal, a TF (10Km) foi legal. Pode ir correr que não vai se arrepender, pelo contrário vai curtir bastante. Ainda de lambuja normalmente são provas que dá para tentar fazer tempo por serem bem planas. ;-)

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião, sua crítica, seu elogio, qualquer coisa... procuro responder sempre.

Postagens mais visitadas