As comidas, as bebidas, os suplementos e a nutricionista

A ideia desse post é falar um pouco de como tem sido minha alimentação/suplementação nesse processo de treinamento para o Ironman e, até certo ponto, desde quando comecei no triathlon (que não faz tanto tempo assim). 

Logo que comecei fui na onda de amigos mais experientes e passei a tomar alguns suplementos e produtos que o pessoal costumava tomar. Os primeiros foram a maltodextrina e o Endurox R4. O primeiro em geral tomo durante a natação e o segundo após treinos longos (isso faço até hoje). Outro produto que comecei a consumir foi o Accelerade que basicamente é carboidrato e proteína. Gel, algumas barras, cápsulas de sal, o negócio foi crescendo crescendo e hoje em dia está mais ou menos assim:

Treinos de natação (2as 4as e 6as pela manhã)
Normalmente um suco de uva integral e pão branco com geléia ou Nutella meia hora a 40 minutos antes do treino. Durante o treino maltodextrina. Depois do treino pão com algum tipo de proteína e eventualmente um achocolatado.

Treinos de spinning (3as e 5as pela manhã)
Nesses treinos (normalmente entre 50 e 70 minutos) tomo basicamente água. Antes do treino mais ou menos como a natação, suco e pão com algum "recheio" a escolher. Após o treino faço como após a natação. 

Treinos de corrida da semana (2as 4as e 6as meio-dia)
Normalmente os treinos de 2as e 6as não são muito longos. Podem variar a intensidade mas não são longos. Para esses dias normalmente como, também meia hora a 40 minutos antes, alguma fruta e algum carboidrato, durante o treino fico só com água e após o treino é a hora do almoço então procuro comer da melhor forma possível e tomo algum suco natural. O de 4a feira em geral é o treino longo então o lanche anterior ao treino é um pouco mais "sofisticado". Procuro comer algum bolo, pão, suco com bastante carboidrato e coisas do gênero. Durante o treino normalmente vou com cinto de hidratação para tomar mais água, consumo o que precisar de gel (1 a cada 45 minutos), cápsula de sal (a cada uma hora) e na volta tomo uma dose de Endurox R4 e parto para o almoço, que em geral é um tanto mais generoso. 

Treinos de transição (sábados)
Normalmente nos sábados ocorrem os treinos de transição, que atualmente estão consumindo um pouco mais de tempo que antes. Para esses treinos o café da manhã é de pão integral com Nutella ou geléia mais ou menos uma hora antes. Duas ou três fatias mais um tanto de suco integral de uva. Durante o treino normalmente vai uma dose de Accelerade na bike, gel e bastante água. Após o treino uma dose de Endurox R4 e/ou uma barra de proteína.

Treinos ciclismo (domingos)
No domingo ocorre sempre o treino longo de ciclismo. Aqui é que o malabarismo é necessário para conseguir carregar nos bolsos e na bike tudo que precisa  O café da manhã é parecido com o de sábado, podendo ser ainda mais generoso nas quantidades. Levo água no aerodrink e Accelerade em uma caramanhola, géis, cápsulas de sal, bananas, doces de banana, bala de goma, mini sanduíches ou com Nutella ou com geléia ou com queijo branco e peito de peru (ou combinações deles), barra de proteína e Gatorade. Pela quantidade de coisas deu preguiça de escrever a forma que consumo tudo isso. Basta colocarem a imaginação para funcionar que é mais ou menos assim que funciona. O importante é que como a cada 45 minutos e a água é sempre recarregada em pontos estratégicos dos trajetos.
Após o treino uma dose de Endurox R4.

Além de tudo isso, tenho tentado cuidar da alimentação para não chutar o balde (qualidade) diariamente, porém em termos de quantidade posso dizer que os treinos do Iron me permitem comer bem mais do que um ex-gordo imaginaria que seria permitido. :-)

Tomo também uma cápsula de Targifor C e uma dose de Glutamina diariamente. Isso para combater a queda da imunidade/resistência. 

Se eu não esqueci de alguma coisa acho que é mais ou menos isso. Boa parte disso que tenho consumido atualmente foi com a orientação ou aval da nutricionista que, depois de algum tempo enrolando, eu consultei. Agora é acompanhar os resultados de tudo e ir gerenciando o que é melhor ou pior até o Ironman. É a hora de ir testando combinações.

O amigo Marlus uma vez mandou uma foto para o nosso grupo mostrando a importância da alimentação nos treinos longos de ciclismo. Posso dizer que me sinto parecido com o sujeito abaixo toda vez que saio para pedalar nesses treinos. :-)



Comentários

  1. Olá Milton,
    a dieta é muito importante para a preparação de um desafio grande como esse, né? Eu também faço acompanhamento nutricional, e ano passado antes de fazer minha primeira meia maratona segui a risca o que a minha nutricionista prescreveu pra mim. Esse ano tô meio indisciplinada. Mas eu gosto de saber o que devo e posso comer e os horários certinhos, assim não fico comprando qualquer bobagem no supermercado!
    Abraço e bons treinos.

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    1. De fato Daniela, é bem importante mesmo, assim como é importante controlar o peso, etc. A prova é muito desgastante e o ciclo de treinamentos também, se tudo não for bem cuidado até dá para terminar mas pode haver um "sofrimento" maior desnecessário. O melhor é cuidar o máximo possível.
      Abraço e bons treinos também! ;-)

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  2. Caramba Milton.
    Seu cuidado com a nutrição é exemplar pra valer!
    Sinto orgulho de tê-lo na minha lista de conhecidos blogueiros. Aprendo muito de persistência contigo!

    Parabéns

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    1. Bah Luiz, obrigado pelas palavras... "a gente fazemos o que podemos". :-)
      Tô sempre de olho no teu blog também, teus posts são sempre muito bons e de assuntos variados.
      Abraço e (sempre) bons KMs

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  3. Pensei que o cara da foto era vc rs...

    Pow, podia ter vindo fazer a prova domingo aqui em Floripa, tava um dia muito bom pra correr e testar o que ta treinando.

    Vlw. Abraço

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    1. Pois é... eu cheguei a me inscrever mas tive que trabalhar e abortei na última hora a participação na prova.
      Deixei separado aqui para ler no teu blog o relato da prova. Ainda não consegui. :-)
      Pelos bolsos até poderia ser eu... só os cabelos é que denunciam que é outro cara. :-P
      Abraço!

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  4. Olá Milton.

    O Endurox R4 pode ser considerado um suplemento ilícito? Ele é detectado em exames anti-doping?

    Desde já, muito obrigado pela sua excelente postagem.

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    1. Oi Ageu. De forma alguma, o R4 é um suplemento com a fórmula 4:1 (carboidrato/proteína). Ele basicamente contém em sua fórmula ingredientes que ajudam na recuperação muscular. Não é ilícito. Só é caro. :-)
      Abraço e obrigado!

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    2. Show de bola Milton. Sucesso pra você e parabéns por compartilhar experiência e saúde.

      Deus o abençoe.

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    3. valeu Ageu, obrigado. Sucesso para todos nós!
      Abração!

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