Ironman 2013 - semana 16 de 20


Queria ter feito mais posts na semana mas o tempo está curto. De qualquer maneira vamos lá.

Essa semana 16 foi extremamente produtiva. Segunda a boa e velha rotina de natação e uma corrida regenerativa, já na terça uma bike indoor e na quarta o maior longo de corrida que já fiz. Nesse dia, novamente tive que abdicar da natação em função da falta de tempo (segundo treino perdido desde o início dos treinamentos para o Ironman, o que considero bom). Quinta novamente uma bike indoor e na sexta a rotina um pouco diferente apesar das mesmas modalidades. Não poderia ir na natação pela manhã então, por já ter faltado na quarta, não quis perder um novo treino. Acabei indo nadar na turma do meio-dia, que é a turma que treina com o meu treinador da Webtreino. A aula foi bem animada e teve uma série de 1500m progressivos a cada 500m feitos com roupa de borracha. Para meu nível saiu legal, com 1'37"/100m. A turma é forte, tinha gente nadando sem roupa lá mais rápido que isso. Como fiz esse treino com o Garmin segue abaixo algumas informações e aqui o treino no Garmin.


A corrida foi feita no final do dia e não foi nada boa. O cansaço (tive que resolver um problema pessoal de manhã que me fez acordar 4hs), o dia meio complicado que foi e um certo desânimo fizeram a corrida ser mais sofrida. Baixei um pouco o ritmo, tanto que a FC ficou um pouco mais baixa na média, mas mesmo assim a sensação de esforço foi mais que ritmo 2. Também tive que correr final do dia em ruas que são muito movimentadas, foi um tal de lutar contra pedestres e carros que não ajudou em nada. Enfim, terminei o treino com uma baita sensação de alívio porque não via a hora daquilo terminar. Isso faz parte, treinos encaixam e outros não, é normal da rotina, ainda mais essa que já está entrando no quinto mês seguido. Abaixo um resumo da corrida e aqui a corrida no Garmin


Já no final de semana o sábado foi de descanso e o domingo de simulado na praia de Caiobá aqui no Paraná. Como dito no post citado anteriormente o simulado consistia em:

40 minutos de natação
5 horas de ciclismo
15Km de corrida

A estrutura montada pela Webtreino foi fantástica, professores, pessoas ajudando, carro, água, comida, stand up paddle, tudo excelente. Largamos na Praia Mansa quase 9hs da manhã. A natação acabou saindo com um tempo um pouco abaixo dos 40' previstos, marcando perto de 35'. Deu para nadar 2050m nesse tempo o que considerei bom. Estava com um certo receio porque nado poucas vezes no mar mas me senti bem e acho que não me desorientei tanto no trajeto proposto.

Depois disso partimos para a bike onde a ideia era cada um por si, sem vácuo. Perto do 40Km e perto de 100Km o "staff" da Webtreino esperava os ciclistas com comida, bebidas e muitas palavras de incentivo. Havia um tanto de vento que depois mudou de direção mas foi algo "tolerável". Claro que quanto mais passa o tempo mais achamos o vento chato. Infelizmente perdi uma configuração no meu Garmin que fez com que a distância não fosse marcada no ciclismo. Pelo trajeto que fiz deu para calcular porque a rodovia tem marcações meio "redondas" então ficou algo em torno de 156Km, o que dá uma média de pouco mais de 31 Km/h, considerando que parei três vezes entre recarregar bebidas e idas no banheiro com o cronômetro rodando (a intenção era não parar para acertar o tempo de chegada de todo mundo para iniciar a corrida). Não forcei tanto no ciclismo porque pensei no Ironman, não queria chegar destruído para correr.

Depois da bike uma breve pausa para trocar de calçado, camisa, beber uma água e sair para correr os 15Km na avenida Beira Mar. Foram 3 voltas de 5Km sempre passando na barraca onde eu trocava a garrafinha de água para os próximos 5Km.

Foi tudo muito bom, consegui correr bem no final e as pernas ainda estavam muito boas. Claro que o ritmo que corri os 15Km não é nem de perto o que vai ser a corrida do Ironman. Lá serão 180Km de bike e, principalmente, uma maratona depois e não uma corridinha de 15Km pela Beira Mar como no simulado. 

Seguem abaixo as informações da natação e da corrida do simulado. Do ciclismo não vou colocar porque fiquei sem o mapa. Aqui e aqui os links no Garmin.



Aqui a foto da equipe toda se preparando para entrar na água. Foi um grupo e tanto, inclusive alguns que não vão participar do Ironman mas foram prestigiar e treinar distâncias menores.


Iniciamos agora a semana 17, faltando muito, mas MUITO pouco para a prova. A ansiedade vai aumentando mas o simulado serviu para dar uma confiança de que os treinamentos estão indo bem. 

Comentários

  1. Oi, Milton.
    Que semana agitada heim, meu amigo. Estou acompanhando seu treinamento e realmente duas faltas não vão comprometer o seu resultado. O simulado da webtreino parece ter sido muito bom. Dá gosto de ver tanta gente reunida em prol do IM. Parabéns e força aí!
    abraço
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com
    @Correndodebem

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    1. Pois é... parece que essas semanas finais foram escolhidas para concentrar todos os tipos de problemas e pendências para complicar tudo mas ainda assim o saldo de treinos perdidos tem sido MUITO baixo.
      O simulado foi show de bola, pessoal da Webtreino deu um banho.
      Valeu, obrigado pela força. Tá chegando a hora! :-)
      Abração e bons treinos para ti também.

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  2. Não é fácil mesmo. Nas provas, quando o sol saía eu amarelava e meu rendimento sempre caía, agora quando estou no nordeste ou norte aproveito pra treinar e o corpo tem respondido muito bem, é tudo questão de costume.
    No Iron tu vai se dar bem porque vai estar frio e a gente vai sofrer menos do que o pessoal que vive no calor.

    Abraços

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    1. Que seja assim Fábio porque ano que vem o pessoal reclamou de calor (seria bom para ti hehe).
      Abraço!

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  3. Treinaço cara, tá pronto, pode embrulhar.

    Agora APROVEITA o polimento. Não ainda, daqui a duas semanas, vai ser uma maravilha ter tempo de 'sobra', estar forte e se sentindo sobrando em tudo. Dá até pra ir no cinema depois do longo curto de bike hehehe.

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    1. Legal Pina, valeu!
      Com certeza é hora de aproveitar... sábado vai ter um baita longo de ciclismo com bastante dificuldade e aí domingo (depois de muito tempo) livre. Aí acho que o tempo vai começar a sobrar um pouco. Veremos!
      Abraço e boa reta final de treinos para ti.

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    2. Vamo lá, boa finaleira pra todos, tá quase...

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