Ironman Brasil 2013 - um saldo, um sonho, e a hora chegando

Bom, esse post eu tinha inicialmente a intenção de fazer no sábado anterior ao Ironman. Infelizmente vai ser difícil fazer qualquer outra coisa nesse dia a não ser ficar pensando na prova de domingo. A ideia do post é fazer um balanço geral dos meus treinos e minha condição física. Acaba que ele está sendo feito considerando 19 semanas (sem considerar a vigésima e consequentemente o próprio Ironman).

Foram 239 atividades. Não correspondem exatamente a 239 treinos porque foram feitos diversos treinos de transição onde existe mais de uma modalidade envolvida. Nestas 239 atividades mais de 4800Km percorridos entre braços e pernas, o que dá pouco mais de 36Km por dia de média, uma informação meio inútil mas que achei curiosa. :-)

Posso dizer que tive alguns momentos difíceis ao longo dessas dezenove semanas. Quis o destino que esse fosse um ano acima da média atribulado para mim. Quis o destino que no último dia dessas dezenove semanas eu tivesse meu primeiro acidente de bike durante os treinos (uma semana antes do Ironman!). Ainda assim eu curti cada minuto de cada treino. Tive a companhia de um grande amigo em quase todos os treinos, o Kelvin, que entrou de cabeça nesse projeto Ironman comigo e também de todos os colegas e treinadores da Webtreino (em especial meu treinador Fábio Bronze), uma assessoria acima da média sem sombra de dúvidas e que mostrou muitos atalhos para esse cara iniciante no triathlon. Também contei com o apoio do meu treinador de natação da Nado Livre, Ricardo. Acima de tudo tive o apoio incondicional da minha esposa que em alguns momentos difíceis me incentivou a sair da cama para ir treinar porque eu estava indo em busca de um sonho, mesmo que para isso a gente ficasse sem se ver por várias e várias horas e por vários e vários finais de semana. Quando moramos em uma cidade onde temos família talvez o impacto não seja tão grande mas quando moramos em um local onde somos só os dois esse impacto é maior. Durante a semana já temos pouco tempo livre de sobra e nos finais de semana fiquei muitas e muitas horas longe dela. Sei que toda falta dela que senti ela deve ter sentido em dobro, junto com uma boa dose de preocupação com minhas andanças pelas BRs afora. Ainda não é um post pós prova de agradecimento/desabafo mas precisava fazer essas considerações já de antemão.

Pensando nas três modalidades acho que ainda posso dizer que a que mais me dá prazer é a natação. Parece que volto a ser criança, mesmo querendo ser competitivo, dentro da piscina. Estou longe de ter alguma técnica apurada ou grande velocidade mas particularmente acho muito bom estar na água. Na segunda-feira passada, um dia após minha queda de bike no domingo, estive na academia onde nado para conversar com meu treinador. Era o horário da aula com o pessoal da Webtreino e a vontade que eu tinha era de ir trocar de roupa e cair naquela água, infelizmente não foi possível. 

Outro ponto que posso destacar bastante em todos esses treinos foi a grande evolução da minha corrida. Tive um salto qualitativo na corrida enorme desde que entrei para a Webtreino, porém parece que depois que os volumes começaram a aumentar eu pude consolidar essa melhora. 

Já em relação à bike eu ainda tenho MUITO a evoluir. Já falei isso aqui mas acho que vale relembrar. Quando comprei minha Merida de estrada (que fiz o primeiro triathlon curto em abril de 2012) eu acho que fazia uns 20 anos que não subia numa bicicleta. A evolução também foi rápida e hoje já posso dizer que tenho um pedal razoável e relativamente sólido nesse patamar. Ainda me falta mais experiência e ir melhorando aos poucos. Gostei muito quando comprei minha bike de triathlon, a P2, porque achei que a adaptação foi bem rápida e hoje posso dizer que me sinto muito confortável na posição aero nela (tudo bem que ela tem alguns espaçadores mas já é um começo). 

A figura abaixo mostra o extrato dos treinos nessas dezenove semanas em maiores detalhes separado por modalidade.


As figuras a seguir mostram a distribuição das atividades ao longo dos meses, de janeiro a maio. 






A figura abaixo mostra meus melhores tempos em distâncias e modalidades diversas. O fato curioso disso é que a maioria desses "feitos" ocorreram em treinos. Isso porque não tenho tantas provas no currículo e mesmo assim, as que tenho foram feitas um tempo atrás, antes dessa grande evolução que tive em 2013. 


Observação: nesses melhores tempos há que ser desconsiderado o tempo de 1Km (corrida). Esses 3' foram em uma atividade que o GPS se perdeu um pouco e por isso a marcação ficou errada.

Voltando aos treinos, apesar de ter falado da minha preferência pela natação, digo também que tive dois treinos que gostei demais de fazer e que talvez - surpreendentemente - tenham sido meus prediletos. O pedal para Colônia Witmarsun e o pedal para Tunas do Paraná. Digo surpreendentemente porque são treinos não muito fáceis, especialmente o de Tunas que tem muita subida acumulada e nunca fui lá um cara muito bom em subidas. Ainda assim a paisagem, a companhia e o "desafio" fizeram com que esses treinos fossem muito especiais. Além destes o simulado da Webtreino em Caiobá (litoral do PR) também é digno de um grande destaque. Eu curti cada segundo desse simulado, me senti muito bem o tempo todo e a estrutura que a assessoria montou por lá foi sensacional.

Bom, isso foi um pouco do que aconteceu nestas 19 semanas. Tentei ao máximo deixar várias informações aqui para pessoas que, assim como eu, tenham dúvidas sobre como é um treinamento para o Ironman. Particularmente, como também já citei aqui no blog, vejo hoje que os treinamentos são duros, difíceis mas que para quem tem saúde, disciplina e um pouco de condição financeira para bancar esse esporte que não é muito barato, é algo possível de se fazer. 

Espero ao final dessa semana 20 estar escrevendo aqui que terminei o Ironman como eu venho sonhando por tantos e tantos meses. É o que mais desejo nesse momento e se tem uma coisa que foi (e está sendo) muito legal com esse blog é receber o incentivo de tanta gente, algumas que são mais próximas e conheço pessoalmente, outras com quem já tive contato pessoalmente e hoje converso só pelo blog/internet e tantas outras que sequer vi na vida mas que costumam aparecer aqui e dar uma palavra em vários posts e que já posso considerar amigos também.

Bom, por enquanto era isso...   ficou meio que com tom de despedida mas não é nada disso. Foi só um balanço das 19 semanas até o Ironman. A vigésima, digamos que é uma semana "café com leite" até a prova. Na prova... bom, prova é prova. 

Nos vemos em Floripa! Conto com a torcida de todos.  

Comentários

  1. Milton,
    você já é um vitorioso só de ter realizado esses treinos e evoluído de forma a ficar pronto para o Iron.
    Boa sorte no fim de semana! E acima de tudo divirta-se!
    Abraço,
    Dani.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Dani, muito obrigado pelas palavras. Diversão... isso é o que quero domingo. ;-)
      Abração!

      Excluir
  2. Fica tranquilo que vai dar tudo certo. O difícil são os treinos. No dia da festa tem comida a vontade no percurso, alias, percurso fechado, tudo bem mais fácil, pode ter certeza que tu termina e termina bem.
    Boa prova

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Fábio, é isso aí. Boa prova para todos nós!
      Abraço!

      Excluir
  3. Milton, um dos objetivos deste teu blog foi plenamente alcançado, sou testemunha das boas informações que compartinhastes aqui... valeu pelas infos, passadas de forma clara e sempre com fogo no coração, show mesmo! Parabéns e valeu!!
    Bom, quanto à prova, é isso aí... DIVIRTA-SE! Vai ser massa!
    No mais, torço para que definas logo outra meta (quem sabe IMB´14, com novas perspectivas)... para continuares tua jornada... fornecendo boas infos sobre o triathlon, e de forma clara, objetiva e generosa. Grd abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo. Nem sei como te agradecer essas palavras. A ideia do blog foi justamente essa e espero seguir em frente.
      Conto com a tua torcida também no domingo.
      Forte abraço e valeu pelas visitas.

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião, sua crítica, seu elogio, qualquer coisa... procuro responder sempre.

Postagens mais visitadas