Mentalização

Já citei aqui em outros posts que tenho uma característica interessante que até hoje só me beneficiou nos meus maiores desafios. Sempre me preparo para o pior. O cenário, digamos, catastrófico. Em geral as coisas saem melhor que isso e eu volto com a sensação de que não foi tão complicado assim. Aconteceu no Ironman, na maratona de SC e até no simulado que fizemos antes do Iron. Pensei nos cenários piores e consegui levar tudo dentro do que seria "normal" para provas de longa duração. Claro que em algum momento as coisas não vão andar do melhor jeito mas aí já estou psicologicamente preparado, essa é a ideia.

Uma outra coisa que costumo fazer é durante os treinos mentalizar um pouco sobre a próxima prova alvo que tenho. Normalmente nos treinos de bike indoor (contínuos) e nas corridas regenerativas ou de rodagem, afinal são as horas em que estou mais "tranquilo" e mais pensamentos passam pela cabeça. Em vários longos da maratona eu pensava muito nos locais que passaria, nas horas que comeria, no ritmo que tentaria manter. Para o Iron então pensei absurdamente...     nas transições, no esforço, nas comidas, na chegada (como pensei naquele pórtico), nas pessoas torcendo por mim, etc. Minha próxima prova é uma prova curta, um triathlon olímpico, porém tenho me flagrado pensando mais ou menos da mesma maneira. Nas transições, no que quero fazer, no que acho que não consigo fazer, no que não posso fazer, etc. Acho que é mais uma característica que vem a me ajudar. Procuro ir conhecendo a prova antes mesmo de chegar nela. Dessa forma acabo focando os treinos muito no que será a prova. 

E para eu jamais esquecer meu primeiro Ironman, como não pretendo fazer tatuagem, carimbei a Cervélo com o M-Dot. :-)


Comentários

  1. também não faria a tatuagem... mais é algo pessoal meu... não curto tatuagens mesmo...

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    1. Bem isso Marlus... hoje em dia não penso. Nunca se sabe o futuro mas enquanto isso deixo uma marquinha na bike só para eu sempre lembrar daquele dia. :-)
      Abraço.

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  2. Milton, a preparação e o estado mental durante as provas são mesmo fundamentais, tanto quanto a preparação física...
    Outra coisa... seu tempo no Iron foi muito bom, etc., etc., mas, em quê vc vai focar pra melhorar numa próxima prova longa? Seria na parte mental como um todo, em alguns detalhes nas transições, na bike (ex: achei sua natação muito boa), na alimentação (bom, essa parece que encaixou)...?

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    1. Fala Ricardo.
      Bom... claro que depois entramos nesse meio de provas e desafios procuramos sempre melhorar. Comigo não é diferente. Em termos de provas longas hoje eu penso em maratonas e triathlon longo (distância de meio Iron e Iron, apesar que meio nunca fiz, farei o Dash no final do ano). Para esses casos o que penso é o seguinte. Minha segunda maratona (tirando a do Iron que não conta por ser muito diferente) vou tentar manter o esquema que fiz no ano passado pensando em alimentação e preparação, porém pretendo ser menos conservador no ritmo. No ano passado foquei em 5'30"/Km e fui assim o tempo todo. Eu queria acima de tudo TERMINAR. Acabou sobrando perna no final mas foi melhor assim. Esse ano já posso pensar em melhorar tempo então vou forçar um pouco mais o ritmo. Se quebrar quebrei... já terminei uma maratona e se não chegar bem ou não chegar tudo bem, depois faço outras. Já em relação ao Iron (pensando lá em 2015), tem muitas coisas que dá para melhorar. Transições foram MUITO demoradas, bike foi bem conservadora, relutei um pouco na bike para parar e fazer xixi (deveria ter parado antes e não ter ficado remoendo isso), a roupa que usei acho que posso melhorar e não trocar tanto, colocar uma roda de competição acho que pode me ajudar também. Na natação apesar do tempo ter sido bom eu nadei 4200m, ou seja, 400m a mais do que precisava. Preciso melhorar minha navegação urgentemente hehehe. Fico meio inconformado que acho que se tivesse nadado "reto" talvez tivesse feito abaixo de 1h. Enfim no Iron especificamente acho que dá para melhorar bastante coisa mas a ideia nesse primeiro era, assim como na maratona, terminar. Além de terminar também pensei MUITO (conforme sugestão dos treinadores da Webtreino) em conforto. Primeiro Iron pensar em conforto = transições mais demoradas, roupas mais confortáveis e mais trocas, etc. Já num segundo saberei como tudo funciona e posso pensar em melhorar tempo.
      Bom... o comentário ficou tão grande que vou acabar fazendo um post sobre isso... gostei da ideia. Valeu Ricardo.
      Abraço!

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    2. Opa! Legal a ideia do post!
      É, eu havia esquecido a questão da navegação, mesmo assim 1'30"/100m (pra 3,8K net) é excelente pra uma primeira vez (teve top 30 q fez pra 59')!!

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    3. É... no próximo eu vou com um GPS na testa... acho que esse item de navegação eu elimino dos problemas. :-P

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