(Re)Adquirindo Ritmo

O tempo vai passando e essa semana já é a quarta pós férias. Em uma das primeiras conversas com meu treinador, logo que retomei os treinos, ele comentou comigo que em aproximadamente três semanas eu já estaria de volta ao ritmo e que meu corpo ainda não tinha "esquecido" toda aquela carga de treinos pré Ironman. De fato fechei a terceira semana com uma sensação de que o ritmo está perto do patamar anterior. Ainda sinto um pouco mais de cansaço nas subidas de bike mas isso é natural. Durante todo o período de treinos específicos para o Ironman o volume de ciclismo era grande e os trechos com serra ou subidas eram constantes (Serra do Mar, Serra da Graciosa, Concretão, Tunas, Serra São Luiz do Purunã). Essas condições fizeram eu me acostumar (na marra) com subidas. Agora que estou fazendo treinos mais curtos, e todos até agora no plano, é natural que não me sinta na mesma condição de subir como antes, mesmo que sejam subidas pequenas de trechos considerados planos. A natação foi a modalidade que achei que retornei ao patamar anterior mais rapidamente. Nos primeiros treinos o pulmão e o coração praticamente saíam pela boca mas agora já me sinto com o mesmo fôlego de antes. Já a corrida no início também foi complicado. O que era antes tão fácil se tornara difícil. A frequência cardíaca teimava em me desobedecer. Com os dias passando tudo foi melhorando. Abaixo dá para fazer uma comparação de dois treinos similares com uma semana de diferença (ontem e segunda-feira passada). Algumas considerações:

- Mesma distância
- Pace (por coincidência porque não treinei pelo pace) ficou praticamente o mesmo
- Altimetria do último treino bem mais complexa e difícil
- FC média do último menor
- FC máxima do último BEM menor


Ainda não cheguei na condição anterior mas dá para notar que tudo está melhorando. Desde que fiz a maratona de SC ano passado notei que uma FC boa para ritmo 2 no meu caso é perto de 155bpm (abaixo ou até esse valor). Ainda não cheguei lá mas estou me aproximando. Só tem um jeito de voltar à condição anterior. TREINAR de maneira disciplinada e séria.

E segue o baile.

Comentários

  1. É isso aí, Milton, toda paradinha nos treinos tem seu ônus. Mas a sua foi uma paradinha merecida, né?
    E logo logo você já estará como antes!

    Abraço,
    Daniela.

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    Respostas
    1. Isso aí Dani. No meu caso foi merecida e uma paradona. Agora é só continuar do jeito de antes que tudo vai se encaixando normalmente. No começo estava meio noiado mas agora que já vejo os resultados aparecendo fiquei tranquilo. :-)
      Abraço!

      Excluir

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