A música ou a ausência dela

Esse é um tema bem recorrente em qualquer artigo, blog ou site que fale de esportes. No que a música ajuda e no que ela prejudica durante uma atividade física? Como cada um se relaciona com ela? Vou falar por mim, inclusive algumas coisas já comentei por aqui. 

Corrida
Como faço a grande maioria minhas corridas num horário diferente dos treinos supervisionados da Webtreino, é comum que várias delas eu faça sozinho ou parte sozinho. Treino intervalado/tiro ou fartlek dificilmente uso música, pois exige um pouco mais de concentração quando estamos nas "dificuldades", além do que preciso ouvir o Garmin. Treinos longos normalmente faço com música, pois é uma corrida num ritmo não muito forte e que permite algumas pequenas "desconcentrações". Também é uma hora que costumo pensar MUITO, refletir mesmo e a música ajuda nessa hora. Regenarativos também é comum eu fazer ouvindo música, pois são treinos bem leves e curtos. Uma musiquinha vai bem.
Em todos esses que vou com música também existe a possibilidade de eu fazer sem. O mais comum é quando faço o treino acompanhado de alguém. Correndo no parque com o pessoal da Webtreino ou quando saímos em grupo do SERPRO (99% das minhas corridas saio do trabalho no horário do almoço). Nesses casos acabamos correndo juntos e sempre sai algum papo em alguma parte do treino.

Ciclismo
Na estrada NEM PENSAR. Em casa faço com música a maioria dos treinos. Deixo alguma coisa interessante na TV, apesar que dificilmente fico olhando para ela, e os fones no ouvido.

Natação
Sem comentários.

No meu caso acho interessante a ajuda da música em algumas situações. Ela me anima muito, especialmente nos treinos longos e nos treinos de bike indoor. Acabo criando vínculos com músicas conforme o período de treinos que estou ou estitive. Inegavelmente que muitas delas fixaram na minha cabeça durante o ciclo do Ironman. Significam muito para mim em relação ao estímulo que tenho e os resultados que conquistei. Ao ouvi-las muitas coisas voltam na minha cabeça e isso só me dá mais foco no que preciso fazer. Para cada ciclo isso acontece, porém como esse ciclo foi o mais importante foi o que mais marcou.
Como já falei em outro post, meu mp3 player é tipo esse da foto. Aprovado com louvor depois de dois iPod Shuffle terem simplesmente morrido do nada. Esse além de já ter durado mais que os dois iPods juntos não precisa de fio passando por nenhuma parte do corpo e também permite colocar e tirar música por um simples navegador de arquivos de qualquer sistema operacional. Não precisa aquela tranqueira do iTunes.

E tu, vivente, usa ou não usa música?

Comentários

  1. Não consigo ficar sem música. Bate um desespero!!!! Às vezes percebo que nem sei que música está tocando, mas acho que se tentar tirar o Ipod, morro. Na natação, nem pensar. E, quando eu estava na bike, ficava só com um fone no ouvido, bem baixinho.
    Eu quebrei meu primeiro Ipod (todo ele). Hoje uso o do meu marido. Já quebrei o fio. É um saco,mesmo! A culpa não é minha! rs Abraços, Milton!

    Deysi Cioccari

    ResponderExcluir
  2. Tô achando que foi tu que andou usando os meus iPods então Deysi. :-P
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Milton, eu amoooo musica! Corro com muica mas as x tiro, depois escuto novamente! Uso aquele aparato todo de iPhone, com fios, case, etc.... Vc pode me dar uma dica de onde baixar as musicas?
    Abraço
    Vanessa
    www.nossodiariodetreino.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Vanessa. Olha... não tenho muito o costume de baixar. Tenho um arsenal mais antigo aqui que me atende bem mas em geral procuro por torrent ou no 4Shared. Nessas fontes se acha tudo. Ou tem aquela opção do iTunes mesmo.
      Apareça! Vou acompanhar teu blog também.
      Abraço.

      Excluir
  4. Olá Milton. Eu não sou muito de música mais por precaução. Costumo correr só na rua, e já sou meio desligado por conta própria, com musica seria um risco.
    Mas muitas vezes fico cantarolando enquanto corro.
    Só uso o fone sem medo quado vou para a chácara, alí é um poco de música um pouco de som ambiente. Muito show!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É... nesse caso é melhor não arriscar mesmo Luiz. Eu tento cuidar mais quando estou em local de maior movimento ou cruzamentos.
      A questão da segurança é a principal para não se usar no ciclismo.
      Abraço!

      Excluir
  5. Oi Milton, fiquei feliz em ver mais um seguidor no blog, obrigada pelo apoio. Olha só eu já fui viciada em música a ponto de não conseguir correr se por algum motivo a bateria morresse ou outro problema, eu voltava pra casa, achava que era impossível, abandonar esse vicio, mas estrava treinando para uma prova de montanha e o treinador disse que teria que abandonar a música, foi difícil mas hoje a música me atrapalha tira minha concentração e eu adoro correr com meus pensamentos, as vezes até vem uma musiquinha nos longos que fica na minha cabeça, mas ela logo passa e eu foco no visual na respiração e nas passadas e principalmente no percurso e no transito eu corro em BR e me sinto muito mais segura depois que larguei a música, foi uma briga comigo e com esse incentivo, mas no fiz acho que venceu a melhor ;D
    Bjos
    Bons KM
    JU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Ju, obrigado por aparecer por aqui também.
      Pelo visto teus motivos foram fortes e se corre na BR é bem prudente mesmo. Como falei eu tenho algumas situações que ainda corro mas não é algo que me fata alguma falta enorme.
      Aliás esse ano quero fazer a maratona sem fone. Fiz a do Iron assim e não morri. :-P
      Obrigado pela visita, bons treinos!
      Bjs

      Excluir
  6. Todas as vezes que tentei correr ouvindo música foram desastrosas... mas desastrosas MESMO!! Infelizmente é algo que me atrapalha muito, talvez por eu não ter achado um equipamento e fones adequados... não sei... só sei que por enquanto não arrisco mais!! rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curioso como cada um reage de um jeito né Pri? Eu correndo nunca tive problemas com fone. Só não uso mesmo quando requer mais concentração nos ritmos, de resto posso usar na boa.
      Bons treinos!
      Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião, sua crítica, seu elogio, qualquer coisa... procuro responder sempre.

Postagens mais visitadas