Correndo, correndo e correndo

Com aproximadamente 40 dia faltando para a Maratona de SC (que eu espero MUITO poder fazer) o foco dos treinos acaba sendo um pouco mais nas corridas. Sábados de tradicionais transições agora já têm também treinos só de corridas. Durante a semana a distância aumenta e assim vamos para um ciclo normal de treino para maratona. 

O legal disso tudo é que as corridas estão ficando cada vez mais "fáceis" e melhores. Estou fisicamente 100% bem e sem dores ou desconfortos. O volume agora vai aumentar mas o ritmo também está diferente. Ano passado os treinos focavam somente em terminar uma maratona (era a primeira), agora já focam também em uma melhora de desempenho. 

Essa semana tive/tenho dois treinos de corrida que são praticamente desafios.

O primeiro, vencido hoje, consistia em 15Km com MUITA inclinação. Montei um trajeto que foi, sem dúvidas, o que de mais subidas que já enfrentei aqui em Curitiba ou qualquer outro lugar. Praticamente 500m de subida acumulada. Nas subidas, em especial algumas muito íngremes ou muito longas (sim, tinha de todos os tipos) o cansaço era grande e lembrei muito das subidas de Canajurê do Ironman (apesar que hoje peguei umas piores aqui). Por outro lado notei que nos planos ou declives eu descansava muito rápido já ficando logo preparado para mais subidas. Sinal que o corpo está ficando bem condicionado de novo. A parte ruim é que meu Garmin que já estava apresentando problemas com a cinta da FC deu pau de vez. As informações de FC ficaram inválidas.

Esse foi o planejamento que fiz no Gmap Pedometer. Houve uma pequena variação no início do trajeto, não sendo necessária uma pequena volta na quadra que eu tinha imaginado. O legal é passar por tantos bairros, dois parques e um bosque. 


Abaixo um resumo treino e aqui o treino completo no Garmin Connect.


O segundo desafio está marcado para sábado. 21Km em 7 baterias de 3Km sendo que esses 3Km devem ser assim:

1Km rt1 "fraco" - 5'10"/Km
1Km rt2 "moderado" - 4'40"/Km
1Km rt3 "forte" - 4'15"/Km

O fraco/moderado/forte é por conta do meu treinador. Eu jamais trataria esses paces dessa maneira. :-)

E assim vamos. Essa maratona me deu bastante ânimo de novo para os treinos. Tomara que siga assim até a prova, que ela saia e saia bem.

Aguardemos.

Comentários

  1. Está mandando bem nos treinos, ótimo ritmo e resistência, vai se sair bem na maratona!!! Abs,

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    1. Valeu Wisley. As corridas estão indo bem. Tô gostando.
      Abraço.

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  2. Subidas realmente são um desafio. Na maratona de SP são poucas. O que pega mais são os túneis a partir do km 30. Sábado pelo visto vai ser fogo pra todo mundo! Ainda bem que o meu treino são 21km "na manha". rs Abração, Milton!!!!

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    1. Na maratona de SC não tem nenhuma subida. O bom de treinar nelas é que a gente ganha condicionamento bom e também consegue fazer treinos mais intensos em distâncias menores. A mesma lógica valeu nos treinos de ciclismo para o Ironman Brasil, que não tem subidas mas treinamos muito em subidas aqui.
      Isso aí... 21Km no sábado. Na manha ou não. :-)
      Abração Deysi.

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  3. Milton,

    Parabéns pelo treino. Mesmo sendo um treino com muitos desníveis, você fez um ótimo tempo (15,3 kms em menos de 1h15'), pelo que vi no Garmin Connect.

    Concordo contigo: treinar desníveis (subidas e descidas) ajuda/facilita muito, principalmente quando depois participamos de uma prova plana. É uma baita diferença.

    Boa sorte na Maratona! Abraços e bons treinos.
    Brunno - http://movidoaendorfina.wordpress.com

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    1. Valeu Bruno, acabou saindo um tempo bom mesmo apesar de eu não estar treinando por tempo. Vi no final das contas e saiu legal.
      É isso mesmo, treinar em condições "adversas" nos prepara melhor para algo mais "simples".
      Abraço, bons treinos para ti também.

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  4. Milton, mandou muito bem no seu treino. Correr em subida não é fácil. E encarar uma pirambeira de 500 metros não é para qualquer um. Tem que ter muuuuito gás.
    Ainda falando do post, estou com mesmo problema da cinta do garmin. Meus treinos dos últimos 15 dias não podem ser considerados pela FC. Mas, vou correr para ver uma nova.
    abração e bons treinos.
    Helena

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    1. É Helena... o trajeto foi duro mesmo mas foi legal. Quanto à cinta essa é a segunda já que acontece isso depois de um tempo. Sinceramente acho que vou correr um tempo agora pela sensação mesmo. Fico muito incomodado de olhar para a FC no Garmin e não poder confiar.
      Abração e bons treinos para ti também.

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  5. Oi Milton, espero que você consiga correr a Maratona de Santa Catarina, e pelos teus treinos ficaria surpresa que não fizesse uma ótima prova.
    Bons treinos
    Bons km´s
    Ju

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    1. Obrigado Ju. Está se encaminhando para eu conseguir correr. Em sendo assim vamos ver se sai um tempo legal. Os treinos estão saindo, tenho que melhorar né senão tem que mudar de esporte.
      :-P
      Bjs

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