Estratégia e os receios para a Maratona SC 2013

O que tinha que treinar já treinei (na verdade termino amanhã com uma última corrida regenerativa). O que tinha que cansar já cansei. O que tinha que descansar já descansei. Agora é acordar bem no domingo e fazer a prova. 

Qual foi a estratégia proposta pelo coach? Vamos lá.

Meu treinador está nos EUA onde participou no dia 22/09 do (novo) Ironman Lake Tahoe na Califórnia. Pouco antes da viagem dele alguns dias atrás conversamos sobre a estratégia para a minha prova. Depois disso ainda me passou mais algumas informações pelo WhatsApp.

A minha principal dúvida que passei para ele foi saber se era melhor largar um pouco mais forte e ir "cansando" ao longo da prova (risco: cansar demais e talvez quebrar) ou largar me poupando um pouco e ir tentando aumentar o ritmo mais para frente (risco: mais perto do final estar igualmente cansado e não conseguir elevar ou manter o ritmo). 

A proposta do técnico é como no ano passado (e sempre) dividir a prova em 3 trechos de 14Km. Começar segurando um pouco e tentar aumentar o ritmo ao longo da prova. Ele acha a primeira opção muito arriscada. Além de pensar que o risco maior também acha interessante a questão psicológica da segunda opção, pois mantendo ou elevando o ritmo vai chegar um momento em que devo ver muita gente se arrastando enquanto eu ainda tenho forças para correr (relativamente) bem (espero!). 

Pontos principais:
  •  Sair com algo perto de 4'50"/Km no primeiro terço de prova;
  •  NEM PENSAR em passar pelos 21Km (meia) abaixo de 1h40';
  •  A partir do segundo terço ir para algo perto de 4'45"/Km;
  •  A partir do terceiro terço com o peso nas pernas e o que sobrar de mim tentar manter esse ritmo ou ir mais rápido (difícil mas é para tentar);
  •  Ideia inicial do treinador era 3h30' mas pela forma como os treinos se desenrolaram ele acha que dá para fazer algo um pouco abaixo disso (entre 3h20' e 3h30');
  •  Cuidar MUITO da hidratação e alimentação.


Meus maiores receios:
  • O terceiro trecho de 14Km sem dúvidas. Sempre terminei os longos de 28Km com as pernas bem cansadas. Manter o ritmo depois disso é complicado;
  • As paradas "técnicas" (leia-se fisiológicas). Ultimamente tem sido comum ter que parar para fazer xixi no meio dos treinos. Ano passado na maratona tive que parar já no 5Km mesmo tendo ido no banheiro duas vezes antes da prova. Espero que, se precisar, uma vez seja o suficiente. Parece uma preocupação idiota mas isso me irrita demais. 
  • Clima. A previsão está boa com algo entre 17 e 24 graus sem muito sol ou calor. Se permanecer dessa forma será ótimo. Um calor forte em Floripa com certeza alteraria bastante essa previsão de tempo, pois o calor tem minado demais meu desempenho (morando e treinando em Curitiba a gente se acostuma com clima mais frio e sofre no calor).

Acho que é mais ou menos isso. Agora é descansar no sábado e procurar me alimentar direito para fazer o que tem que fazer no domingo. 



Comentários

  1. Vai com tudooooooo, Miltooooooon!!!!!!!!
    Eu, na minha santa maratona de 4:30h, tento largar bem na boa!!!! Acho que o segundo trecho de 14km é o que a gente tem que dar mais gás. Nesse trecho eu passei mal no ano passado por causa de bolhas e lombar, mas acho que é onde tem que dar gás. Na última etapa, mesmo que a gente não queira, o corpo já está exausto e fica difícil manter um ritmo igual. Se bem que tu és ninja, então quem sabe!!!

    ARRASA, MILTON!!!!!!!!! Depois conta tudo aqui, com fotos, please!!!!!!!!

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    1. Valeu Deysi, muito obrigado!!!
      Concordo contigo... tem muitas dificuldades. A primeira é segurar o passo nos (fáceis) primeiros 14Km. Depois é manter nos (difíceis) últimos 14Km. O do meio a gente dá um gás e vai mesmo.
      Kkkkkkkkkkkkk... ninja eu? De onde tirou isso? Não sou nada ninja, sou um mero mortal. Vou tentar fazer o que o coach pediu. Se vou conseguir ou não são outros 500, mas que vou tentar eu vou.
      Abração e valeu pelo apoio.

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  2. É isso ai Milton, o que tinha que fazer já fez, estratégia traçada, na minha opinião a melhor das alternativas, agora é manter o foco e seguir firme, lembrando-se sempre que está preparado para isso. Te desejo sorte e ritmo desejado constante em toda a prova. Divirta-se.
    Vou mandar boas energias no domingo.
    Bons Km
    Ju

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    1. Isso aí Ju... agora é chegar logo o domingo e correr, correr e correr.
      Muito obrigado pela força e pelas energias!
      Bjs

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  3. Ae parceiro.
    que posso te dizer do alto da minha vasta experiência??? rsrs.
    Deus te abençoe cara e que você seja surpreendido por um dia maravilhosamente perfeito e o teu organismo em paz para correr muito bem.

    Conta com nossa torcida!

    Corridas do Luizz

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    1. Valeu Luiz, obrigado pela força.
      Forte abraço parceiro... e segue firme nos teus treinos que a de Curitiba está chegando. :-)

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  4. Posso dar uma dica nojenta sobre o seu segundo receio? Meu treinador me contou que faz xixi em movimento e vai lavando a alma com água.
    Sobre as pernas cansadas no último trecho de 14km ...trinque os dentes e vá na raça mesmo, com dor e cansaço, respirando o mais alto e mais forte que você conseguir.

    Arrepie meRRRmão!!!!!!!!!!!!!!

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    1. Vou fazer uma revelação nojenta também então Drica. Eu tentei fazer xixi correndo na maratona o ano passado mas simplesmente não saiu.
      No Ironman também tentei no ciclismo mas não funcionou direito. Se precisar eu tento de novo domingo. Se não der eu paro e faço.
      Valeu, pode deixar que voy tentar ao máximo. Obrigado pela força.
      Bjs

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  5. Milton, seu período de treinamento foi impecável. O treinador disse tudo o que você precisava ouvir para ter confiança no seu desempenho. Tenho certeza que vais arrasar. O clima para domingo será de céu encoberto e terá sol. Será uma festa linda!!!
    abraço e senta bota!!!
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem

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  6. Valeu Helena. Muito obrigado pela força e pelas palavras de incentivo. Agora é comigo. Espero atingir os objetivos.
    Ano que vem quero ver tu e a Dani nessa festa. Kkkk
    Abraço

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