Os ajustes finais para a maratona

Uma das partes importantes que tenho em mente, especialmente para essas provas mais longas, é a alimentação e suplementação de minerais, vitaminas, etc. Em função disso retornei essa semana na nutricionista para fazer uns controles, pegar a dieta pré maratona, além do programa de alimentação durante a prova. 


Primeira etapa, hora da verdade. Pesar e ver percentual de gordura. Desde maio (pouco antes do Ironman) que não fazia isso de forma mais séria. 

Histórico:

Peso
Maio/2013 - 71,5Kg
Setembro/2013 - 70,05Kg

% de gordura
Maio/2013 - 7,20%
Setembro/2013 - 8,74%

Kg massa magra
Maio/2013 - 66,35Kg
Setembro/2013 - 63,92Kg

Kg de gordura
Maio/2013 - 5,15Kg
Setembro/2013 - 6,13Kg


Confesso que, apesar do peso estar muito bom e controlado, fiquei meio inconformado de não ter mantido o % de gordura e de ter perdido massa magra. A nutricionista me alertou que isso é normal porque a carga de treinos para o Ironman era muito grande e não tinha como sustentar aquelas condições tão facilmente, sem contar que passei quase trinta dias de férias logo em seguida. Ela disse que o que dá para melhorar para ficar redondo é trocar 1Kg de gordura por 1Kg de massa magra. Para isso vai dar uma ajustada na alimentação para com uma atenção especial às proteínas. Ainda assim já sei que mesmo tendo perdido 28Kg na minha vida pregressa essa troca de 1Kg vai ser mais difícil que todo esse montante. :-)

Segunda parte. Receber instruções, dicas e uma lista de itens para comprar e tomar no pré e durante prova. Lá vamos nós de novo para a farmácia com uma listinha das boas. Uma coisa que gosto é que cada consulta é praticamente uma hora de conversa, análises e dicas. Não fui em uma consulta até hoje com a nutricionista que tenha durado menos que isso. 

Tudo comprado, agora vem o período de cuidar ainda mais com qualquer dor, doença ou problema de imunidade, pois a prova está chegando e ninguém quer ficar de fora por uma bobagem, afinal terão sido doze semanas de treinos específicos para essa maratona.

Já na parte de treinos agora começa a fase de diminuir volume. O longo de domingo já não é tão longo, porém também não é contínuo. Um intervalado de 21Km compreendendo ritmos 1, 2 e 3. Semana que vem polimento e prova. Chega. 

Comentários

  1. Tua nutricionista é f*&^! A minha não passou NADA e não responde as tentativas de contato!!!! Dureza! Yana Glaser djá! Milton, teu percentual de gordura é tri baixo! Me apavorei! O meu é de 23%...kkkkkkkk GRAÇAS A DEUS, meu longo amanhã é de 20km..o de 30km foi pra banha! rs ABRAÇÃO E ARRASA!!!!!!

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    1. Ela manja do riscado mesmo Deysi. Ontem ela me mandou o plano alimentar da semana que vem, desde segunda até o domingo da prova. Tem que imprimir umas 3 cópias e ficar sempre com uma porque para decorar aquilo é impossível. Kkkkkk
      Mas para mulher as referências do % de gordura são sempre mais altos pelo que eu sei.
      Tenho 21Km no final de semana e aí chega! :-D
      Abração, valeu a força. Vou tentar ao máximo!
      E parabéns para nós, viva o Rio Grande! Kkkkk

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    2. "Sirvam nossas façanhas de modelo à toda Terra". rs

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  2. Que inveja (branca) desse seu percentual de gordura! kkkkk...
    Acho que vou ter de começar a pedalar e nadar pra ver se perco mais peso!
    Milton, já te falei, mas novamente te desejo boa sorte na maratona, vai lá e arrebenta, colega!

    Abraço,
    Dani.
    http://danicorredora.blogspot.com.br/

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    1. Valeu colega, muito obrigado. Vamos lá ver o que dá né!
      Quanto ao triathlon... eu indico é muito legal. :-)
      Abração!

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  3. Acho que a tua nutri tem razão com relação ao percentual de gordura, e acho que tu também tem razão quanto a dificuldade de converter esse 1kg de gordura em massa magra, mas tudo se resolve com disciplina, também entrei na roda da reeducação alimentar, vamos ver se rola uma melhora no desempenho agora.
    Bom final de semana
    Beijos
    Ju

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    1. É... agora é que são elas Ju... vamos ver o que dá. Também se ficar assim não é tanto problema. Kkkk
      Bjs, bom final de semana e bons treinos.

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  4. Meu percentual ta 100%.

    Gordura 100%,
    Peso 100% ,

    To todo ferrado rs.

    Ta chegando a hora. Agora já sei que vou consegui acompanhar a prova de bike...isso se nenhum megane prata invadir a pista e me pegar rs.

    Abraço

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    1. KKkkkk... até parece né Fábio. :-)

      Pois é... espero te ver por lá. Ano passado encontrei o Pina me dando umas chineladas mesmo ele estando só treinando e eu competindo. Kkkk
      Quanto ao Megane... abre o olho porque foi f&*@&. :-D

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