Um bom longo de corrida e algumas saudades

Final de semana concluído e assim vai a décima semana de preparação para a Maratona de SC. No total o ciclo será de 12 semanas. Ano passado eu decidi fazer a prova mais em cima da hora e o ciclo foi menor. Na semana passada conversando com o treinador ele comentou que este ano estava sendo de 12. Eu nem sabia que já estava treinando para a prova por tanto tempo. 

Nesse tempo a carga de ciclismo vem sendo menor e a carga de corrida chegou ao ápice no dia de hoje. A partir de agora começa a vir um período de recuperação e redução de carga.

No final de semana o sábado foi dia de um curto treino de ciclismo que deveria sair em ritmo regenerativo. Domingo o segundo (e último) longo de 28Km de corrida, este com pace definido em planilha.

Sábado teve um ciclismo solitário, pois a maior parte da equipe estava fazendo o treino de transição, além do que, no momento só eu estou me preparando para essa maratona. Apesar das instruções serem de terreno plano e ritmo regenerativo acabei optando por ir no sentido de Campo Largo, trecho com terreno irregular. Isso porque é de acesso mais fácil e rápido da minha casa. No final das contas o treino não saiu regenerativo. Não foi nem fraco nem forte, acabou ficando num ritmo 2. Ao mesmo tempo que matei a saudade de pedalar com a P2, bike que GOSTO muito e me deixa em posição muito confortável, também foi meio nostálgico. Pedalar sozinho depois de tanto tempo pedalando com amigos ou um pelotão enorme é diferente. No final das contas a gente acaba se concentrando mais e, acho até que por isso, o ritmo sai melhor. Por outro lado não tem aquele bate papo e aquelas pequenas disputas legais de se fazer com um amigo. Abaixo algumas informações do treino e aqui no Garmin Connect.




Domingo dia de um importante treino longo. Objetivo: 28Km a 4'45"/Km (ritmo 2+). Saí bem cedo de casa apesar do despertar em horário livre. Meu rendimento em corridas é sempre melhor de manhã e o treino de bike de sábado, por ter sido curto, não me deixou com as pernas cansadas. Logo que saí vi que estava num ritmo tolerável (nem confortável nem muito forte) entre 4'35"-4'40"/Km. Fiquei na dúvida se segurava ou se seguia assim. Tentei segurar um pouco mas volta e meia estava nesse ritmo de novo. Fui levando e a respiração se manteve controlada nesse ritmo. Lá pelo 24-25Km como de hábito as pernas começam a sentir o cansaço, isso é natural mas ainda assim o ritmo ficou parecido. É um ritmo mais forte do que pretendo na prova mas posso dizer que o treino saiu bom e apesar de ter saído um pouco mais forte que semana passada as pernas cansaram menos. O único ponto ruim foi que levei 3 cápsulas de sal. A intenção era tomar duas e ter uma como reserva, porém perdi uma na primeira vez que fui tomar. Quando fui tomar a segunda esta tinha estourado e o conteúdo perdido. Acabei ficando somente com um sal que tomei mais ou menos com 55' de corrida. No final do treino senti um pouco a falta desse sal. Ainda assim isso é de fácil correção na hora da prova (assim espero). Abaixo algumas informações do treino e aqui no Garmin Connect.


Amanhã sem corrida, somente natação para poupar um pouco as pernas. E assim começa a próxima semana.

Comentários

  1. Bah, Milton..mandou bem demais!!!! Nem sabia que tinha que levar sal e essas coisas. Tu vais voar na maratona!!!! Tu treinas na semana que antecede a prova? Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Deysi... foi um treino bom. Mas de qualquer maneira a ideia é sair já desde o início mais lento que isso na maratona. De qualquer maneira o que tinha que treinar de mais intenso e mais volume já foi.
      Na semana da prova treino sim. Ano passado treinei todos os dias, tudo mais leve e mais curto mas treino. No sábado lembro que corri solto por 20' mais ou menos. Também lembro que só teve um dia que fiz duas sessões, o resto foi uma sessão só, mas todos os dias de segunda a domingo.
      Abração!

      Excluir
  2. Show Milton.
    Esta ficando muito alinhado.
    Vai correr a prova bem e chegar com gás no final.

    ResponderExcluir
  3. Oi Milton, acho que esse último longo te dá um parâmetro bom do que vai ser a prova. É interessante como agente acaba se acostumando com as pessoas a nossa volta nos treinos e quando temos que treinar sozinhos notamos uma diferença considerável no rendimento no ritmo e na sensação pós treino, eu gosto de treinar sozinha me sinto bem e aproveito cada segundo mas as vezes uma galera motiva demais e faz bem pra alma.
    Boa semana
    Inicio da fase de polimento hein, essa maratona sai então.
    Beijos
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh sai Ju... de um jeito ou de outro sai. Kkkkk
      Pois é, a gente se acostuma com determinadas rotinas e depois sente falta disso, mas faz parte da mudança, é algo normal. Na corrida até prefiro treinar sozinho, pois o meu ritmo é meu ritmo. No ciclismo é que em geral os treinos são mais coletivos e isso acaba sendo meio diferente.
      Boa semana também.
      Bjs

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião, sua crítica, seu elogio, qualquer coisa... procuro responder sempre.

Postagens mais visitadas