Um pedal com percalços, uma corrida redonda e uma viagem interminável

Final de semana mais uma vez foi de ciclismo no sábado e longo de corrida no domingo. Ciclo da maratona chegando no ápice e a rotina fica um pouco alterada com mais atenção nas corridas.

Fui para Florianópolis na sexta em uma viagem nada muito fora do normal para o nosso (péssimo) padrão de estradas. Sábado antes das 7hs já estava na SC401 para fazer um treino de ciclismo regenerativo de 40Km. Ideia era sair do centro, ir até Canasvieiras e voltar. Daria uns 45Km, pouca coisa a mais. Tudo perfeito até por volta de 31Km quando um pneu furou. Ao trocar, uma das minha câmaras reservas teve problema na válvula. Tira essa e troca novamente. A segunda (e última) reserva resolve estourar na hora de encher. Que maravilha. Sozinho, duas câmaras reservas perdidas e eu achava que estava sem meu kit remendo. Já estava quase ligando para o "carro de apoio" quando resolvo dar uma conferida se realmente não tinha pego o kit. Eis que no fundo da bolsinha de tralhas ele estava lá (sabia que eu era um cara precavido e não me "auto decepcionaria"). Remendei a que furou mesmo e fui embora torcendo para não furar mais e ter que fazer novo remendo. Nisso um bom tempo perdido e aquela (falta de) motivação para terminar o treino depois de uma bela esfriada. Ainda assim o treino foi até o final, até porque era regenerativo e nada de muito forte ou específico. Estas são as desvantagens de pedalar sozinho, não tem aquele amigo para emprestar alguma coisa e/ou te carregar por um tempo.

Já domingo o plano era sair bem cedo para uma corrida com ligeira inclinação por Floripa (treino longo de 28Km). Pensei mil trajetos mas o dia amanheceu tão bom que resolvi fazer a maior parte do treino no plano da Av. Beira Mar Norte mesmo. Achei que eu merecia esse visual naquele momento. Uma parte do treino peguei com um pouco de inclinação e o restante fui pela orla. No final das contas saiu um treino muito redondo, alimentação encaixada e ritmo em que me senti confortável. Após os 20Km as pernas sentiram um pouco de cansaço mas é normal para a carga atual de treinos e vindo de uma semana com grande carga e intensidade. Ainda assim o ritmo permaneceu mais ou menos parecido até o final. Aqui está o treino no Garmin Connect e abaixo o itinerário de última hora que defini. 


Após o repasse de informações de alimentação dos treinos longos para a nutricionista recebo o retorno falando não tinha qualquer observação a fazer, estava ficando certinha para a maratona. Sempre bom saber que as coisas vão dando certo.

Essa semana tem a mesma quantidade de corrida (64Km) mas sem treino de intensidade forte no meio. O ápice vai ficando para trás e o treino de domingo é o "aguardado da semana". Recebi o pace que é para eu tentar fazer os 28Km, ou seja, o pace que definido pelo treinador para eu (pelo menos) começar a prova no dia 29/09 se tudo der certo.

Brabo mesmo foi encarar 6:30hs de viagem entre Florianópolis e Curitiba no domingo mesmo saindo de lá antes de 15hs. Lembro que Curitiba e Floripa estão separadas por somente 300Km, ou seja, a viagem deveria levar metade desse tempo. Depois de quase 2hs trancado parado dentro do carro eu juro que tinha vontade de fazer qualquer treino de corrida ao invés de estar ali, mesmo com os 28Km matinais "no lombo". Coisas do nosso Brasil.

Comentários

  1. PARABÉNS pelos treinos redondos, Milton!!! Muito legal!!!!! Quanto ao tempo parado dentro do carro, pelo menos tu estavas vendo aquela baita lua, né?? rs
    Impressionante tua disciplina em realizar tudo direitinho!!!! Tu nunca matas treino? Falando sério,mesmo...acho que, desde que te conheço, nunca ouvi tu falares que perdeu um.

    Um abração!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Deysi, obrigado. É, de fato a lua estava bonita. E o curioso é que eu vi no Facebook ou Instagram de alguém aí que procurei e vi no céu. Mundo moderno. :-)
      Quanto aos treinos, a disciplina é uma qualidade minha mesmo, modéstia à parte. Tento compensar o que falta de talento com ela. Kkkkk
      Difícil eu faltar um treino. Não vou dizer que nunca faltei mas eu juro que não recordo quando foi o último que perdi por matação.
      Abração!

      Excluir
    2. Quero ser como tu quando cresceres. rs Bah, eu ando mais pra lá do que pra cá. Preciso voltar aos tempos de ouro. rs Abração

      Excluir
    3. Kkkkkkk... fases Deysi. Fica tranquila que retoma com força total. Quero ver esses 30Km no final de semana. :-)
      Abraço!

      Excluir
  2. Na SC 401 só tem sujeira no acostamento. Difícil fazer um treino sem furar um pneu ali. Já que vc vai treinar com frequência de agora em diante ali, carregue sempre reservas rs.
    Dia 29 estarei lá, saiu minha folga pois eu já tinha pedido pra fazer a prova, vou acompanhar vcs de bike, já que não to mais sentindo dores, mas a fisioterapeuta ainda não deixa eu correr, que agonia.

    Abraço e bons treinos, ta chegando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato é uma imundice aquilo, apesar que eu tenho uma proteção sei lá de que porque dificilmente furo pneu, mesmo quando pedalei mais vezes na SC dá para contar nos dedos. Ainda assim achei essa vez ainda mais sujo e sempre tenho umas reservas comigo. Preciso agora é conferir melhor as tralhas antes de sair. Kkkk
      Legal Fábio, nos falaremos por lá então. Me achar não vai ser nada difícil, da Webtreino acho que só eu mesmo. Em meio a tantos vermelhos da Ironmid vai ter um azul escandaloso lá. :-P
      Abraço!

      Excluir
  3. Oi Milton, treinar sozinho tem mesmo as suas desvantagens, eu prefiro, mas as vezes sinto uma pontada de inveja de quem tem amigos para incentivar e não deixar baixar o ritmo, mesmo assim eu não pedalo e dificilmente me pego tão longe e com problemas assim, rsss. Que bom que estava prevenido e conseguiu sair dessa.
    Eu moro em cidade pequena e não enfrento problemas de trânsito apesar de as estradas estarem em condições de calamidade publica eu não sou uma pessoa que suportaria o trânsito definitivamente.
    A Maratona está logo ai hein, esse treino de 28 km encaixado e a nutrição definida acho que vai rolar.
    Bons treinos
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É... treinar com amigos é sempre bom. Por mais que alguns treinos seja bom também de fazer sozinho. Na verdade acho os de bike os mais interessantes de estar acompanhado.
      Quanto à maratona... estou fazendo o possível. Vai ter que sair. :-)
      Bjs, bons treinos!

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião, sua crítica, seu elogio, qualquer coisa... procuro responder sempre.

Postagens mais visitadas