O primeiro treino no rolo

Com a mudança repentina para Floripa a semana está sendo meio capenga. Um treino de natação e um de ciclismo foram para o espaço. Ainda assim o saldo até o momento está sendo positivo. Pensei que nem conseguiria treinar praticamente nada e deve ter somente essas duas sessões não completadas.

Estou precisando ajustar uma coisa na roda que montei especificamente para o rolo, porém, para não perder mais treinos hoje eu decidi pedalar nele com a roda de treino que uso na estrada mesmo. (Obs.: Engraçado que eu falo roda de treino como se tivesse uma outra roda, a de competição em casa. Na verdade meu universo se limita a essa roda de treino mesmo. :-)).

Essa foi a primeira vez que pedalei no rolo - um Elite Qubo - e posso dizer que é uma sensação bastante diferente daquela de pedalar numa bike de spinning. A sensação de esforço é mais intensa, o fato de estar na minha bike também muda bastante o posicionamento. Foi necessário um esforço maior e mesmo não sendo um treino de grande intensidade me fez suar de uma maneira absurda. Sorte que eu já tinha noção disso e dei uma boa protegida na bike. No começo pedalei mais leve para sentir o "ambiente" novo. Depois deu para ir fazendo o treino programado, variando um pouco a intensidade. Comecei a sentir melhor os ritmos. Aos poucos as coisas vão se arrumando.

A foto não ficou muito boa mas abaixo dá para ver o novo local dos treinos "indoor" de ciclismo. É aquele indoor nem tão indoor assim. Só no rigor do inverno que vou ter que variar um pouco o local. Por mais que Floripa não seja uma cidade tão fria, 6:15hs da manhã num dia de frio (mesmo que daqui) não seria o mais indicado ficar nesse local. Mas isso só deve acontecer agora lá em 2014.


Comentários

  1. Também comprei um rolo cá para casa e concordo com o que dizes: não tem nada a ver com uma bicicleta de spinning.
    Bons treinos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É... totalmente diferente né? A de spinning me ajudou muito, treinei nela direto para o Ironman e funcionou. Mas que é mais "sério" o rolo, isso é. :-)
      Bons treinos!
      Bjs

      Excluir
  2. Que vista é essa??? Que lindo!!! Puxa logo um chimarrão e umas bergamotas e fica de boa aí! rsrssr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A foto não ficou muito boa Deysi. Em dias de sol dá para ver um pedacinho do mar. Kkkk
      É na casa dos pais da minha esposa. A área da piscina é mais alta e dá para pedalar pelo menos vendo isso, ficar de boa não né... só depois de treinar. :-)
      Abração!

      Excluir
  3. achou ele meio pesado ou não ??? diz aí sua opinião !! pra fazer 90rpm no meu rolo tenho que deixar em uma marcha bem leve... senão sem chance... cuidado para não pedalar muito travado... as vezes queremos simular a velocidade da estrada e isso acaba diminuindo a cadência.. o que acaba fadigando ainda mais a musculatura das pernas... fique esperto que o rolo é um aliado, mais se mau utilizado pode te provocar lesões...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Marlus... é mais pesado. No spinning, quer queira ou não, na hora dos intervalos ativos a gente acaba aliviando muito a carga e fica bem leve. No rolo é impossível ficar tão lave assim. Como meu Garmin não tá configurado direito para o tamanho da roda então a velocidade não tá muito confiável. Na verdade eu fiz o treino basicamente olhando só cadência mesmo. Fiquei quase o tempo todo nos 90rpm. No final a média toda ficou em 89rpm eu acho. Fiquei na coroinha o tempo inteiro e ainda assim em marcha leve. O negócio é punk mesmo, mas é bom que seja assim, acho que consigo evoluir mais, acabo saindo de uma zona de conforto. :-)

      Valeu pela dica... pode deixar que vou tomar cuidado com a questão da cadência e lesões.

      Abraço!!!

      Excluir
  4. Cara, eu evoluí muito depois que peguei o rolo... esse é fantástico... criado especificamente para uma equipe de atletas de ciclismo.... você vai ouvir falar que o rolo livre com 3 apoios é melhor.... fora o problema do equilibrio tem o problema de ser muito level.. é muito comum ver treinos nesse tipo de rolo com média superior a 39kph.... ja no nosso rolo pedalar na coroa grandona é um martirio... fica bem dificil de girar os pedais... mais isso acostuma....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É... eu por enquanto não me vejo pedalando numa cadência decente na coroa grande nesse rolo. Kkkk
      Se eu conseguir chegar perto do teu nível de ciclismo tá bom. Acho que com o rolo consigo fazer os treinos da semana melhores. Aí não vou mais ter as serras tão próximas como Curitiba mas aí dou algum jeito. Kkk
      Abraço!

      Excluir
  5. Espero que ele atenda a todas as tuas necessidades Milton e Evolua no ciclismo tanto quanto tem evoluído na corrida. O lugar é abençoado. E o lar é aonde o coração está. Espero que esteja se sentindo em casa.
    Bons treinos
    Beijos
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô Ju, muito obrigado pelas palavras. Que tudo isso aconteça mesmo! Vamos que vamos!
      Bons treinos por aí.
      Hoje fui lá no parque de Coqueiros, mas de manhã para iniciar o ciclismo de lá. Não conhecia, muito legal!
      Bjs.

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião, sua crítica, seu elogio, qualquer coisa... procuro responder sempre.

Postagens mais visitadas