Duas chuvas, muito vento, uma morte e um final de semana que não rendeu o esperado

Final de semana previa 45Km de ciclismo por 14Km de corrida no sábado e um treino longo de 100Km de ciclism no domingo.
Sábado ao sair para pedalar bateu um desânimo, novamente tempo fechado na manhã, porém sem chuva (como apontava a previsão da EPAGRI). Infelizmente logo aos 10Km de treino começou a garoar e aos 15Km caiu uma tempestade. Era vento para todo lado e chuva muito forte. A bike tinha vindo da revisão completa na quinta-feira e estava um brinco. Fui confiar na previsão e me dei MUITO mal. Fiquei com muita raiva porque quebrou totalmente o ritmo do treino, pelo vento e pelo piso muito molhado que deixa o pedal bem mais perigoso. Ficou assim por um bom tempo e decidi mudar o trajeto e voltar assim que desse. No final das contas mesmo com a mudança de trajeto acabou dando 45Km. Claro que no final do ciclismo o tempo abriu e corri até com um pouco de sol. Depois voltou a fechar e garoar novamente. A corrida foi o ponto alto do final de semana e saiu muito boa.

Minha ideia no domingo era ir para a BR101 Norte, porém sábado enquanto limpava a bike notei um probleminha no cabo do câmbio traseiro. Fiz uma arrumação meia boca e para não arriscar ter problemas longe de casa acabei optando por fazer os 100Km na SC401 mesmo. Saí bem cedo (acordo muito cedo natural e infelizmente :-P) e 6:15hs já estava pedalando. Para minha surpresa novamente muito vento e isso me desanimou demais. É o terceiro final de semana que ele não dá uma trégua. O desânimo foi ainda maior quando novamente teve garoa. Minha vontade era de voltar para casa naquele exato instante (15Km de treino). Fiquei muito indignado. Esse final de semana eu queria muito fazer um treino mais ritmado e novamente não consegui. Para completar, no início do treino percebi um carro de polícia e um dos bombeiros no acostamento da rodovia pouco depois da entrada de Jurerê. Ambos davam atendimento a algumas pessoas que estavam estiradas no asfalto. Na volta verifiquei mais e mais carros (polícia, bombeiros, polícia civil, etc.). Quando passei novamente mais carros, inclusive de do instituto de perícias e do IML. Quando olhei para o lado vi um carro a vários metros capotado na margem da rodovia. Ao chegar em casa vi essa notícia. No início do treino ao passar no posto da Polícia Militar Rodoviária a placa anunciava 36 dias sem mortes na rodovia. Ao término do treino o contador marcava 000 quando passei por ali novamente. É muito triste ver que o ser humano não aprende. Mais um jovem de 19 anos que perde a vida por uma bobagem dessas. O treino terminou com gosto amargo, pelas minhas dificuldades e por ver mais um caso de irresponsabilidade e de tristeza (imaginem como está sendo o domingo da família desse jovem).

Deixo abaixo um pouco das informações do melhor treino do final de semana, a corrida que acabou saindo de 15Km no sábado. O ritmo saiu bom e vi que se quisesse ainda poderia puxar um pouco mais. Aqui o treino no Garmin Connect.

Aqui e aqui os treinos de ciclismo que tiveram uma média de velocidade muito abaixo do que eu gostaria em função do que comentei.

Comentários

1. Fala Milton blz?
    Eu tenho feito poucos treinos de bike justamente porque ta sempre chovendo, parece que basta eu descer do avião em Floripa pra começar a chover...difícil treinar assim.

Do acidente: Domingo pela manhã é o pior horário pra treinar na SC, cansei de ver carros andando de um lado pra outro com motorista visivelmente embriagado. è o horário que os imprudentes voltam pra casa das baladas. Já vi muita cena ali que parei meu treino na hora, uma delas eu tinha acabado de passar e quando retornei na rotula de canasvieiras já tinha acontecido o acidente, poderia ter sido eu se tivesse demorado um pouco mais ha bike.

Abraço.

Respostas
    1. Pois é Fábio. O negócio ali é bem complicado mesmo, ainda mais para mim que acordo muito cedo e gosto de fazer o treino já bem cedo. Não ia fazer o longo ali mas acabei indo de última hora. Semana que vem pretendo ir "para fora" fazer os 100Km.
      Esse acidente aconteceu parecido comigo, quando passei recém estava chegando o carro da polícia, ou seja, tinha sido alguns minutos antes.

Excluir
  2. Cara, que merda isso hein ?
    Também pensei em ir pra BR e quase te mandei msg ontem, mas estava muito podre do xterra e não quis arriscar ir lá longe e pifar.

Esse ano tá foda de chuva. Inverno muito fora do padrão, e a primavera tá indo na mesma. O lado menos ruim é que treinamos para o pior, então se der vento na prova e´pra todos e se dá bem quem treinou nas condições.

Te vi na ciclovia indo pro itacorubi ontem bem cedo qdo fui pro xterra...

Hj acordei na marra mas vi a garoa e fui dormir e brincar com o pequeno, saí 10:15 e pedalei sozinho, com pouco transito e seco.

Realmente muito cedo às vezes é pior na Sc, só irresponsáveis no volante, é uma merda.

Show de corrida.
    Abraço e pedala seguro.

Respostas
    1. Pois é Pina, essa é parte "boa" apesar que com vento estou muito mal. Kkkkk.
      Quanto à BR, semana que vem queria pegar uma inclinação, vou ver se me arrisco lá na serrinha ou se vou na plana BR101 mesmo, mas a ideia é não fazer 100Km na SC401 de novo.
      Valeu camarada, vamos nos falando.

Excluir
  3. Nossa, que título mais tenso! Que horror esse acidente, hein? Eu vi a foto que você postou no Instagram. É uma sensação horrível passar por local de acidente recém ocorrido e ainda com vítimas fatais, né?
    Bom, mas a vida segue!
    Agora falando de treino bom, que pace do seu treino de sábado, hein? Uau!!!
    Beijo e bons treinos!

Respostas
    1. Pois é Dani... é ruim ver isso mesmo Dani, ainda mais quando a gente vê que o carro passou voando exatamente por cima do acostamento onde a gente treina.
      Quanto à corrida, sem dúvidas é o que mais tenho evoluído ultimamente. Pena que o ciclismo não está seguindo no mesmo ritmo. Kkk
      Bjs e bons treinos também!

Excluir
  4. Nossa, Milton…domingo tu caíste 6:15h e o acidente foi 6:30h. Que coisa!!!! Mesmo assim, com todos os contratempos, tu ainda fizeste os treinos. Tá quase!! Não é porque tu não conseguiste tocar o terror em um treino que as coisas vão desandar! Vai com tudo!

1. Bem isso Deysi. Não tá morto quem peleia. Kkkk
      Vamos que vamos. Como disse meu treinador, essa semana agora é a "de choque", depois começa a diminuir. Merece até um post isso. :-P

Excluir
  5. Essa SC401 é um perigo mesmo e sempre se repete essa história de acidente em alta velocidade...é muita irresponsabilidade. Quanto ao vento, não tá fácil mesmo, já está na fase irritação. Mas é como o Pina falou se no dia da prova tiver vento já estamos mais acostumados. Bons treinos!

Respostas
    1. Pois é... a definição foi PERFEITA. "Já está na fase da irritação". Eu ontem já saí irritado para pedalar quando peguei a ciclovia em direção à SC e senti o vento. Bateu uma raiva. Sorte que não estou treinando hoje porque aqui pela janela da empresa estou sentindo e vendo um vendaval maior que ontem. Kkkk
      Quanto à SC é isso mesmo... muita irresponsabilidade e também pouca fiscalização nos horários mais necessários. Para um jogo de futebol pode movimentar um efetivo de 200 homens mas para colocar ali na estrada sábado e domingo durante a madrugada e manhã para pegar esses caras aí não pode.

Excluir
  6. Cara, se fosse só pelo vento já seria difícil, mas uma chuva logo depois da revisão é sacanagem. Pior é vermos o terror que são nossas rodovias; já é de se comemorar voltarmos ilesos pra casa.
    Mas no final valerá o esforço, e com certeza vocês estará muito bem preparado para o Dash.

Respostas
    1. Pois é Lean. Com o tempo a gente vai ficando um pouco mais autoconfiante e vamos esquecendo dos perigos. Nada como uns tapas assim para lembrarmos da atenção sempre. Quanto à chuva... fiquei muito p(@*&( da cara. Kkkk

Excluir
  7. Triste, tente se cuidar sempre, fico aflita só de imaginar o que pode acontecer nos treinos em auto estrada.
    Parabéns pela determinação, todo esse esforço vai ser recompensado no Dash tenho certeza.
    Bons treinos
    Ju

1. Valeu Ju, obrigado.
      Pois é... perigoso sem dúvida é mas é aquela coisa. A gente tem que treinar. Atenção sempre mas infelizmente a gente sabe que só isso não é suficiente.