Um intervalado para relembrar sofrimento

Hoje foi dia de um treino intervalado de corrida pela manhã. Quando recebi minha planilha - no domingo -, ao ver esse treino na hora me lembrei daquele famigerado treino de 15x 1Km com 30" intervalo que fiz antes da Maratona de SC

Esse de hoje foi mais "leve". 12x de 1Km (2Km aquecimento antes e 2Km de "soltura" depois) e com interminável 1' de intervalo entre os tiros. Ao mesmo tempo que fiquei com vontade de fazer também fiquei com uma certa preguiça. Esses treinos são sempre os mais sofridos  Em geral, ao final o sentimento de realização e felicidade é proporcional a esse sofrimento. 

Bom, a planilha estava lá então não tem que pensar isso ou aquilo, o negócio é fazer. Saí para correr perto de 6:15hs e os 2Km de aquecimento saíram perto de 5'/Km num ritmo tranquilo. Aí começou a pancadaria. Tentei não cair em um erro que eventualmente cometo de forçar demais nos primeiros tiros e depois baixar demais o ritmo. Funcionou e os tiros ficaram todos perto de 4'/Km (vários abaixo) e, o mais importante, sempre com a sensação de ritmo 3 e não 4 (experiência de quase morte :-P). Somente nos últimos 3 é que peguei bastante vento contra e, considerando que já estava com um bom percentual do treino no lombo, cansei um pouco mais. Ainda assim na hora de soltar corri no mesmo ritmo, perto de 5'/Km me sentindo bem solto. Esse 1' de intervalo é um tempo em que dá efetivamente para descansar um pouco, bem diferente de 30" que é praticamente nada. Acho que por isso, pelo fato do treino ser menor, e por um condicionamento atualmente melhor, terminei o treino bem cansado mas muito mais inteiro do que naquele do Parque Barigüi.

Aqui o treino no Garmin Connect e abaixo o extrato dos tiros.


Já ao meio-dia 2800m de natação. Não tinha olhado o treino antes (talvez tenha sido psicologicamente bom). Quando peguei a folha para ir nadar vi 15x 100m moderado com 20" intervalo. Mesmo sendo moderado e não forte bateu novamente a preguiça. Tudo que se tem que fazer mais de 10 ou 15 vezes afeta um pouco meu psicológico. De qualquer maneira como não estou aqui para reclamar e sim para treinar fui lá e fiz. E o bom da história é que segunda o treino de natação foi muito ruim. Não sei bem a razão mas o treino não "encaixou". Os ritmos não saíram legais, me senti pesado, enfim, foi péssimo. Já hoje o treino saiu redondo. Os tempos para o ritmo moderado foram surpreendentemente bons para o meu nível. Consegui me sentir realmente sempre no moderado e não no forte. Só a 15a repetição que saiu com tempo bastante acima mas é que na penúltima tive uma câimbra horrenda na panturrilha na virada dos 75m e aí fiquei "prejudicado" para os últimos 100m. :-P


A semana está sendo puxada. Dois intervalados de ciclismo, um intervalado de corrida e mais esse treininho de natação. Final de semana com transição (45Km ciclismo/14Km corrida) e longo de ciclismo (100Km) maiores. Tá escrito (na planilha) tem que fazer...    e sem reclamar.

Comentários

  1. sorte que vc é meu amigo... ta virando um monstro o garoto.... muito boa piá...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkk... menos Marlus, menos. Olha os teus tempos e o que tu pedala meu amigo! :-D
      Um dia eu chego lá.
      Abraço!

      Excluir
  2. Milton, tenho lido seus posts de um tempo para cá, e devo dizer que a sua determinação é impressionante, e me fazem até deixar a preguiça de lado. rsrs
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Lean... então tu é o cara que ganhou vaga no Mundial de 70.3 e tem uma maratona sub 3h no currículo? Tô sabendo da tua fama na Webtreino. :-)))
      Isso sim que é determinação. Kkk
      Mas valeu, obrigado pelas palavras parceiro... de fato o esporte me mostrou uma determinação que eu não sabia que tinha. É algo que realmente me motiva bastante.
      Abraço!

      Excluir
    2. Má fama Milton, só pode ser... rsrs
      Cara, independente dos resultados, acho que as suas histórias provam que o esporte é uma lição de vida. Agora, uma evolução como a sua e a última maratona que você fez, mostram que determinação é o "toque de Midas" do negócio.
      Vamos conversando.

      Excluir
    3. Excelente fama, fica tranquilo. Kkkk
      É... eu sempre falo que o que falta de experiência e "talento" eu compenso com determinação. Ela pode não ser tudo mas realmente é um fator de grande importância.
      Vamos falando sim.
      Abraço!

      Excluir
  3. Quando li o título do post falando de sofrimento, fiquei logo curiosa. Vamos ver o que sofrimento para este Ironman! Eu já não me assusto mais com treinos intervalados, meus treinos são sempre assim as 3as e 5as. É claro, nunca fiz 15x1k. Mas sempre tenho treinos assim, hoje foi 10x600m, terça que vem será 12x400m, e assim vai!
    Milton, você tira isso de letra!
    Beijo e bons treinos.
    Dani.
    Blog Dani Corredora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Dani... eu faço um intervalado de corrida na semana e olhe lá. Normalmente nas quartas tem algum intervalado ou algum longo. Agora tinha algumas semanas que estavam sendo longos, ontem veio esse intervalado.
      Tirar de letra é bondade tua mas deu para me livrar bem do negócio. Foi menos sofrido que "aquele". Kkkk
      Bjs e bons treinos, intervalados ou não!

      Excluir
  4. Se teu trabalho fosse o triathlon já dava pra te chamar de workaholic rs.
    Agora tens que treinar mais em dias bem quentes, pra ficar 100% em tudo que é distancia e temperatura. ;)

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha... que me dera se meu trabalho fosse esse Fábio. Kkkkk
      Pois é... mas deixa eu ir acostumando aos poucos com o calor depois de 8 anos morando em Curitiba. :-P
      Abraço!

      Excluir
  5. Eu ainda me impressiono com teus treinos…incrível, Milton!!!!! Esse Dash vai ser mamão com açúcar!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem o que se impressionar Deysi. Eu fui evoluindo naturalmente. Uma certa dose de disciplina, excelentes profissionais e colegas para os treinos.
      Quanto ao Dash... menos, menos. Kkkkk
      Abraço!

      Excluir
  6. Beleza de treino ! Esses que dão a diferença...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Pina... esses dão aquele toque especial ao negócio. :-)
      Valeu. Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião, sua crítica, seu elogio, qualquer coisa... procuro responder sempre.

Postagens mais visitadas