E assim foi o Dash Triathlon...

Sexta feira à noite eu e minha esposa já fomos para Jurerê para largar as tralhas e ficar por lá mesmo. Eu já havia retirado o kit na quinta-feira então aproveitamos a sexta para jantar, curtir um pouco do bairro e o clima da prova e, claro, descansar. 

Sábado foi dia de dar uma passada na feira, dar mais uma olhada na estrutura, arrumar a bike para o checkin, feito 15hs, além de ir no congresso. Achei que o congresso técnico poderia ser um pouco mais cedo. Sei que a intenção da organização foi de já fazer junto com o jantar de massas, porém atrasou um bom tanto para iniciar e, para quem não ia ficar no jantar como era meu caso, o horário ficou bem ruim. Acabei nem ficando por lá e indo para casa para jantar com a família, amigos e depois dormir. 

Domingo, dia da prova. Acordei 4hs, pois a largada dos amadores seria 6:25hs e a previsão era que o fechamento da área dos atletas acontecesse 5:45hs (largada da elite 6:10hs). Saímos de casa 5hs, ainda bastante noite e fomos em direção ao Il Campanario onde ficou toda estrutura do evento. Lá arrumei minha bike, revisei algumas coisas, tiramos algumas fotos e depois fomos para a areia ver como estava o mar. Além do grande amigo Kelvin, parceiro de Ironman, estava o Geandré, outro grande parceiro de treinos do SERPRO de Curitiba. No final de semana também encontrei MUITOS amigos da Webtreino que estavam fazendo a prova.


A prova

Natação
Largada aconteceu 6:25, depois das duas elites (masculina e feminina). Todos os amadores largaram juntos e o percurso não era um "triângulo". Largava reto, pegava a direita, ia reto "toda vida" e depois retornava. O começo da natação não foi fácil e demorei mais que no Ironman para encaixar meu ritmo. Era uma quantidade menor de atletas, porém a faixa de areia para largada também era bem menor. A quantida de braços e pernas sobrando para todo lado era enorme. Depois que contornamos a primeira boia segui "livre". Achei que minha navegação tinha sido MUITO boa mas ela foi razoável, ainda dá para melhorar. Nadei 2100m e vi que meu amigo Kelvin nadou 2000m. Entretanto acompanhando outros atletas houve realmente quem nadou só os 1900m necessários. Sinal que ainda preciso melhorar nessa parte. No final das contas 31'55". Esperava nadar para 30' mas o começo foi realmente difícil.

Ciclismo
Minha transição natação-ciclismo também pode ser melhorada. Nunca tive problemas para tirar minha roupa de borracha mas essa vez ela teimou em ficar presa no pé com a tornozeleira do chip do evento. Fiquei impaciente e quase arranquei tudo junto e aí tive que arrumar a tornozeleira. Pensava em uns 3 minutos, pois essa transição é sempre a mais demorada pela distância do mar até as bikes. Saiu alguns segundos acima mas dá para melhorar. Já na bike saí com a meta de pedalar o mais próximo de 35kph de média (pensava mesmo em 34kph). Na primeira volta a média estava em 35.5kph. Estava pedalando forte mas sabendo que tinha que ter pernas para uma corrida boa. Acho até que lidei bem com essa percepção. Tinha um certo receio de não saber esse limite. Na segunda volta não consegui manter o ritmo igual mas no final a média ficou em 35kph cravada. Fiquei feliz com o resultado. No caminho dois pontos muito chatos. O primeiro foi de ver um amigo da Webtreino com pneu furado no começo do ciclismo. O segundo de ver um cara levar um tombo MUITO feio. Acho que ele perdeu a atenção por alguns segundos e passou com a bike em um olho de gato da estrada. Só ouvi o barulho da batida e quando olhei para o cara ele e a bike já estavam no ar. Ele não conseguiu levantar do chão e com certeza não terminou a prova. Fico imaginando a frustração de se preparar, ir para a cidade (se for de fora), estar curtindo algo que tanto gosta, etc. e ter que parar por causa disso. São coisas que acontecem, claro mas é muito triste ver isso. Não o conheço mas fiquei muito chateado. O ciclismo ficou com 87,5Km aproximadamente, pouca coisa abaixo dos 90Km. Hidratação e alimentação encaixaram direitinho. 

Corrida
Atualmente a corrida tem sido meu ponto forte então quando cheguei cansado do ciclismo pensei: "sem moleza, correr é o que vinha fazendo melhor e não vou afrouxar agora". A transição para a corrida foi relativamente rápida, gostei. No início senti um pouco as pernas pesadas e cansadas, além de uma vontade monstruosa de fazer xixi. Aproveitei então o primeiro Km para fazer isso e me livrar logo da vontade. Foi a hora de dar uma sacudida nas pernas e partir para a meia maratona. Terminei o serviço fisiológico e tentei compensar um pouco logo em seguida. Daí para frente foi correndo com as últimas gotas de energia do jeito que dava. Já na natação e no ciclismo contei muito com a torcida da minha esposa, familiares e amigos mas mais uma vez o percurso da corrida era o de maior frequência passando perto de casa. O apoio era estimulante e ainda por cima, como meu técnico não pode ir a Curitiba no final de semana, ele ficava trocando mensagem por WhatsApp com minha esposa e dando incentivos e instruções conforme ela ia indicando minhas passagens. Em cada uma delas era hora de sentir um pouco mais de dor e prazer, hora de forçar. Da metade em diante da corrida notei que fui passando bastante gente. Eu consegui manter um ritmo bom por boa parte da corrida. Acabou ficando em 4'35"/Km. Admito que pensava em correr a 4'30"/Km mas ainda assim acho que foi bom, senti que forcei ao que deu. No meio do trajeto comecei a me aproximar de alguns amigos da Webtreino (Aristides, Caldeira e Marlus), além do Rafael Pina, que eu não me aproximava nunca, e aquilo foi uma forma de me manter sempre forte. Deu tempo ainda de emprestar uma cápsula de sal para um "concorrente" desconhecido. Ele estava desidratando e tinha perdido as suas. Peguei do meu bolso e dei na mão dele. Ao final nos encontramos no bike checkout e ele veio me dar um abraço de agradecimento. O cara veio do nordeste para fazer a prova, isso que é gostar do esporte. 

Resumo
Final de semana muito legal entre família, amigos e tantos triatletas. Prova muito legal em uma região já tradicional do triathlon. Alguns poucos pontos a melhorar mas nada de muito grave (e por ser o primeiro acho que é natural). 
Não vou citar nominalmente aqui porque seria injusto caso eu deixe de colocar algum mas agradeço demais os amigos que incentivam por aqui ou por redes sociais. Os amigos que incentivaram ontem lá em Jurerê, seja de dentro da prova ou de fora, enfim. É muito legal contar com o apoio de todos. Claro, minha esposa que mais uma vez acordou no meio da madrugada para ficar me "esperando" boa parte do dia. Haja paciência. 

E no fim saiu um 13o lugar na categoria e 62o geral. Foi um final de semana, no mínimo intenso. 

Tempo oficial: 04h45'06" (13 categoria / 62 geral)
Natação (com primeira transição incluída): 00:34':51" (posição 85)
Ciclismo: 02h29'54" (posição 157)
T2: 01'54"
Corrida: 01h38'27" (posição 63)

E assim vai terminando 2013. Em breve o blog completa um ano de existência já com algumas histórias. 

Vou ver se consigo fazer um post com um álbum de fotos antes de sair de férias mas aí vão algumas tiradas pela esposa ou amigos.

Saindo para o bike checkin com o parceiro Kelvin
Bike sendo embalada enquanto batia um papo com o amigo Marlus

Bike "embalada"

Esperando a largada com o Kelvin e o Geandré


Chegando para entregar a bike

A cara do desespero

Na corrida, pensando em me atirar para dentro da ambulância

A chegada muito bacana do Marlus e do Fábio Caldeira. Se abraçaram e cruzaram juntos o pórtico. Cheguei logo atrás e vi de perto a bonita cena.

Seguem abaixo as informações da minha prova:




No Garmin - natação, ciclismo e corrida.

Comentários

  1. Parabéns por mais um desafio conquistado! Você deve estar muito orgulhoso do seu tempo! Agora é só curtir as férias, né? E que venha 2014 com novas metas e desafios!
    Beijo,
    Dani.
    Blog Dani Corredora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Dani, muito obrigado. Sim, fiquei muito feliz porque foi abaixo até do que eu imaginava. Agora vou curtir um pouco de férias e 2014 tudo recomeça, de um jeito ou de outro.
      Valeu pelo apoio e visitas de sempre.
      Bjs e bons treinos.

      Excluir
  2. chegamos escorados um no outro pra não cair... kkkkkkkk

    parabéns piá... confesso que só tava esperando a hora que vc iria passar... tive que caminhar 4 vezes por conta de caimbrã na corrida... tudo isso na ultima volta... mais valeu foi bem legal....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande parceiro... como eu torci para que tivesse mais 400m aquele trajeto para tentar chegar junto com vocês. Infelizmente não deu... estava difícil manter o mesmo ritmo. Não cheguei a ter câimbras mas comecei a sentir pequenas fisgadas que viriam a se tornar câimbras em breve. Kkkk
      Parabéns Marlus, mandou muito bem. Pedalou muito e aí ficou impossível eu alcançar na corrida. :-)

      Excluir
  3. Respostas
    1. Valeu Felipe. Eu que estou voando é? Kkk
      Abração!

      Excluir
  4. Fui conservativo na pressão (5hs)... tratarei de corrigir! kkk
    Parabéns pelo resultado e, principalmente, pela disciplina e evolução!
    Foi Show!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conservador ou não... foi pressão e um pouco de pressão é sempre bom Ricardo. Kkk
      Valeu meu amigo, obrigado!
      Forte abraço!

      Excluir
  5. Cara, é o seguinte: com 1 ano e pouco de triathlon, um resultado desse (e o do Iron também) mostram uma coisa: tu tem o dom. Não interessa se físico, fisiológico ou mental, mas tem. Parabéns.

    E vai te catar com essa constância na corrida, como é que pode ? Parece um relógio suíco !! Já tinha visto isso na maratona, mas aqui foi impressionante. O Iron também foi assim ? show damais. Ve lá o desastre que foi a minha corrida regressiva hahaha.

    Valeu ! Parabéns e vamos em frente !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô Pina, vai me fazer chorar desse jeito. Kkkk. Falando sério, obrigado mesmo cara. É um esporte que me identifiquei e tem sido um grande para mim treinar e competir nele, acho que por isso as coisas acontecem. Obrigado mesmo.
      Quanto à constância, não sei o que fazer... não sei se sou cagão demais e não saio tão desembestado ou se tenho um Tag Heuer dentro de mim mesmo. Kkkk
      E outra... preferia a tua regressiva no teu tempo do que a minha constante no meu. Kkkk
      Parabéns pela tua prova Pina, show de bola, mandou muito bem. Foi muito legal te ver por lá.
      Abração e vamos que vamos!

      Excluir
    2. HUAHAUHAUAHAU

      Tag Heuer KKKKKKKKKKKKKKKKK

      Testa numa prova qualquer. Eu tenho tentando é sair constante, até em short triathlon consigo fazer regressivo KKKKKKKKKKK

      Vamos pra próxima !

      Excluir
    3. Kkkk...
      Vou testar... primeiro semestre agora de 2014 vai ser mais "livre" aí eu vejo uma prova menor para testar e informo. :-P

      Excluir
    4. Isso ! Tem provas da fetrisc de montão e deve ter aquele longo de jurere novamente ! Depois do Cruce eu volto pro Tri hahahaha.

      Excluir
  6. Parabéns Milton. Legal ver a sua evolução e vontade em melhorar cada vez mais.
    Foi uma satisfação ter te conhecido pessoalmente lá no Dash.
    Forte abraço e que venha 2014!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Lean, muito obrigado cara. Mais uma vez parabéns pela tua prova incrível e teu segundo lugar! Foi um prazer te conhecer também. Próxima vez vou te dar mais uns abraços para ver se pego um pouco mais de força por osmose. Kkkk
      Abração!

      Excluir
  7. Show Milton.
    Como você comentou, no deseho do gps dá pra ver bem o seu "praláe pra cá" na natação. Isso mostra o quanto você é bom e tem de potencial ainda. E que velocidade de corrida depois de naação e bike meu "fio". É coidiloco.
    Parabéns mesmo. Meu orgulho. \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Luiz. Sempre com palavras de apoio parceiro. Valeu mesmo... o que mais importa é que curti demais essa prova também.
      Forte abraço!

      Excluir
  8. Grande Milton. Parabéns.
    Eu ia te mandar um sms um dia antes mas tava numa correria pra vir de São Paulo pra Floripa e acabei esquecendo.
    Fiquei com muita vontade de fazer a prova, apesar de ainda sonhar em fazer o Iron Punta um dia, que acontece uma semana depois, achei a organização excelente, se não tivesse perdido a inscrição por causa da lesão teria me sentido mal de estar de fora.
    Tu prova foi excelente, isso mostra que quem consegue correr bem (4:35/4:30) passa muita gente.
    Mais uma vez parabéns pela prova. Agora curta bastante as férias mas não relaxa muito pra não perder o que tu conseguiu até agora rs.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Fábio!
      Valeu parceiro. Foi bom te ver ali na minha saída para bike. Não dei muita atenção porque não sou o cara mais coordenado do mundo então já saio meio cambaleando ali e qualquer desatenção e eu pago mico na frente da galera. Kkk
      A prova foi muito legal mesmo. Acho que tem poucos pontos a melhorar mas tendo em vista que foi a primeira edição acho que está dentro do previsto. Esse Iron de Puta tenho ouvido tu falar faz um tempo mas não sei nada dele, quem sabe um dia também. Quanto ao Dash, enquanto não fizer esse em Puta faz porque vale muito. Tomara que a prova tenha vindo para ficar mesmo.
      Valeu cara, obrigado mesmo. Gostei da prova. Acho que poderia ter acertado um pouco mais a natação e queria ter corrido ainda um pouco mais forte mas acho que foi bom. Quero ver se ano que vem consigo evoluir mais no ciclismo que ainda é meu ponto fraco.
      Esse negócio da corrida é verdade. Sinceramente é difícil eu lembrar gente me passando na corrida. Claro que tem gente mais forte que eu mas esses em geral já tinham me passado no ciclismo. Depois que comecei a corrida foram poucas as vezes que me passaram. Em geral passei MUITA, mas MUITA gente. Eu sabia que a corrida seria meu ponto mais forte. Quando meu técnico mandou a mensagem pela minha esposa que era para eu forçar tudo foi o que tentei fazer. Ainda queria ter corrido a 4'30" mas não deu. Talvez ainda dê para espremer um pouco mais e conseguir.
      Agora vou curtir uns dias de férias mesmo mas logo tô de volta na "lida", com certeza quero manter meu condicionamento e fazer o ano que vem ainda mais forte que esse (nem tanto em termos de quantidade de provas mas em termos de resultados).
      Vamos ver se qualquer hora nos encontramos DENTRO de uma prova. Gosto da tua torcida mas prefiro mesmo é te ver competindo também.
      Abração!

      Excluir
  9. Respostas
    1. Kkkk... valeu Deysi. Acho que tu é a maior entusiasta aqui. Kkkk
      Abração!

      Excluir
  10. Milton, queria muito ter ido assistir a turma no Dash (estava trabalhando). O evento mexeu mesmo com Floripa. Tomara que façam outras edições. Parabéns pela sua prova. Arrasou. Gosto de ver/ler sua análise crítica. Mostra seriedade e preparo para coisa. Um verdadeiro atleta. Tenho muito orgulho em dizer que tenho um amigo assim. =]
    Agora é aproveitar a folga, as férias, a viagem e a família. Bora curtir um pouquinho essa fase off. Parabéns meeeesmo!!!
    Abraços.
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Helena, obrigado pelas palavras. Vindo de uma atleta como tu ainda por cima é mais emocionante ainda. Obrigado mesmo. Pena que não estava lá mas pelo que sei o ano que vem já tem data e tudo. Portanto ainda terão muitas outras edições dessa e de outras provas.
      Abração!

      Excluir
  11. Show Milton.
    Parabéns pela bela prova. Tá voando!
    Abraço,
    Armando. - http://atriathlon.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Armando, muito obrigado parceiro.
      Forte abraço!

      Excluir
  12. Parabéns, Milton. Excelentes resultados. E parabéns pela dedicação aos treinos e pelo cuidado/zelo com o relato da prova.

    Abraços.
    Brunno - http://movidoaendorfina.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Brunno, obrigado camarada. Vamos que vamos porque 2014 já começou!
      Abração!

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião, sua crítica, seu elogio, qualquer coisa... procuro responder sempre.

Postagens mais visitadas