9 de maio de 2011

Esta é a data do primeiro treino que marquei com algum software/aplicativo, no caso o Endomondo. Até para fins históricos e estatísticos, ainda mantenho meus treinos atualizados neste site, pois é o que tenho mais tempo de registro. Nesta data eu estava retomando as corridas após um LONGO tempo parado em função da cirurgia ortognática a qual me submeti. Eu posso dizer que foi praticamente uma volta do zero, pois foi quase um ano parado, sendo que antes disso eu ainda não tinha um lastro tão grande, ou seja, não era um cara com muito tempo de atividade física onde o corpo poderia ter uma "boa memória" do meu condicionamento. Como já citei aqui, havia começado de leve lá por 2007, sendo que 2008 e 2009 fiz algumas provas de rua (no máximo 10Km). Depois parei e fui realmente voltar com um pouco mais de seriedade nesta data, 9 de maio de 2011.

É nessa data que quero chegar. Incrivelmente eu lembro, não sei se exatamente ESSE treino, mas de estar correndo dentro deste parque e pensando: "Nossa, que difícil que é correr abaixo de 6'/Km". Aquilo era um sofrimento enorme. Não foi uma nem duas vezes, foram várias mas aí que entra a questão da persistência. É algo que soa meio piegas mas é a mais pura verdade. Eu decidi que não iria desistir por ser difícil, afinal tanta gente corria com mais facilidade que eu, eu tinha que conseguir também. Na época (e me arrependo até hoje) não tinha assessoria nenhuma e corria por conta própria então a evolução foi mais lenta, mas ela veio. Com o tempo comecei a me aproximar de 5'30"/Km e foi uma grande vitória. Ao longo do tempo fui evoluindo e quando comecei com a Webtreino a evolução na corrida foi enorme. 

O treino de 9 de maio de 2011
Hoje eu olho lá atrás e não tenho vergonha desse ritmo, pelo contrário, eu sei que o ritmo e as metas são de cada um e na época era o que eu podia. No meu caso eu queria ser mais rápido e tenho conseguido até hoje. Isso só me dá mais vontade de continuar evoluindo, por mais difícil que seja. Conto com apoio da esposa, amigos, família, de um treinador e essas coisas ajudam muito.

Acima de tudo, se tem uma coisa que o esporte me ensinou é ter disciplina. Eu não sei como minha esposa me aguenta quando eu perco algum treino. Eu fico muito chateado e mal humorado. Para mim a planilha 100% feita conta MUITO. 

Outra coisa que costumo conversar com familiares e amigos é justamente esse significado que o esporte teve em minha vida. Vejo muitos amigos, inclusive dentro da assessoria que sempre foram esportistas e desde pequeno já treinavam e competiam. Claro que o esporte é importante (talvez até mais) para eles e tem uma grande importância em suas vidas, porém, é algo já natural e que veio desde cedo. Comigo o esporte foi um marco de mudança na vida pessoal, ou seja, ele me mostrou um caminho que eu gostaria de ter descoberto antes e que hoje tenho orgulho de ter seguido, mesmo que com mais de trinta anos. Por isso que tenho tanto respeito, gosto e dedicação com o esporte que me identifiquei e escolhi, o triathlon.

Depois de alguns anos como um "esportista amador" digo sem errar que minha maior qualidade é a disciplina. Só com ela é que consegui completar uma maratona e um Ironman e só com ela que espero completar ainda muitos outros desafios.


Um excelente final de semana de treino para todos!

Comentários

  1. Tu és um grande exemplo, Milton!!! SU CES SÔ!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico agradecido pelas palavras Deysi. Deu uma inflada no ego. Kkkkk
      Abração!

      Excluir
  2. Milton, depois desse post entendo o que foi qu etanto me cativou em você. Sua disciplina e contiuidade é fenomenal. Poucos são os que conseguem se mater tão firmes como você não tendo nascido atleta.
    Deus te abençoe e obtenha muitas conquistas nesse ano, é o meu desejo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Luiz... pô meu amigo, assim vai me deixar emocionado. Kkkk
      Obrigado pelas palavras meu amigo. Pode ter certeza que a recíproca é verdadeira.
      Desejo sempre tudo de melhor para ti.
      Um forte e carinhoso abraço!

      Excluir
  3. Puta texto meu amigo... é isso aí, firme e evoluindo sempre. Mesmo mais rápido sempre dá pra melhorar em alguma coisa, e a maravilha do triathlon é que são três, então o espaço pra evolução é maior ainda.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Pina, valeu meu amigo e parceiro de alguns (e futuramente tantos outros) treinos.
      Quanto ao triathlon, é bem isso. Com três modalidades eu tenho certeza que posso evoluir ainda. :-)
      Na volta do Cruce marcamos aquela Varginha e afins. Preciso conhecer.
      Abração!

      Excluir
  4. Impressionante a sua evolução Milton. Com certeza é fruto dessa determinação constante que você tem. Sendo de longa data ou não, o fato é que agora você "está atleta", e tem cabeça para ir ainda mais longe.
    Boa sorte amigo, e espero um post desses daqui uns anos. Com certeza nos surpreenderemos novamente.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah Lean, vindo de ti, um cara que admiro e me espelho, as palavras me deixam ainda mais feliz. Como eu falei, eu gosto muito do esporte (agora como atleta como bem falou) e a disciplina talvez seja minha melhor qualidade. Espero estar melhor daqui alguns anos. Tenho que correr porque esse ano já faço 37. Kkkk
      Abração meu amigo.

      Excluir
  5. Eu se perder treino... fico tipo minha mulher com TPM... kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkk... belíssima definição Marlus. Kkkkk

      Excluir
  6. Tu completou e completou muito bem, só com treinos chegamos lá, veja meu exemplo rs, não treino, não tenho como melhorar o tempo :)

    Eu também gosto de deixar tudo registrado, fotos, tempos, resultados, preciso comprar um 910 pra mim, tu vai me ensinar a usar ele.

    Quem sabe um dia quando eu estiver velho, sentado no sofá vendo sessão da tarde eu me lembre como era bom e não desista nunca de ser atleta rs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Fábio, obrigado parceiro.
      É isso aí meu amigo, pelo menos para mim agora não tem mais volta. Kkkk
      Quanto ao Garmin, não tem erro... compra que vai gostar. É barbada de mexer e se quiser te passo umas manhas.
      Abração!

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião, sua crítica, seu elogio, qualquer coisa... procuro responder sempre.

Postagens mais visitadas