A questão das preferências

Como é curiosa essa questão da preferência por uma ou outra modalidade. Eu imagino que quem faz triathlon tem que gostar de nadar, pedalar e correr. Entretanto é certo que a maioria dos triatletas tenha preferência por uma ou outra modalidade e, em geral, vai se destacar mais nesta que é a preferida. Quando comecei a praticar o triathlon (2012) eu notei que minha modalidade preferida era a natação (normalmente a que menos os triatletas gostam). Não posso dizer que me destacava nela porque não acho que seja a palavra, porém notei que evoluí rapidamente nessa modalidade (havia pelo menos uns 20 anos que não nadava em uma piscina de forma sistemática). Lembro, e até já citei aqui, que quando entrei na academia Nado Livre (Curitiba) tentei me espelhar em dois amigos - Joelson e Fábio Caldeira (Webtreino) - que nadavam (e nadam até hoje) lá. Eles estavam muito na minha frente. Comecei a gostar muito de nadar e fui chegando mais perto, mais perto até que enfim consegui chegar no nível deles. Pouco tempo antes de me mudar para Florianópolis costumávamos sempre treinar os três num mesmo ritmo na piscina o que fazia um puxar o outro. Notei um pouco no Ironman e também no Dash que saí na frente de alguns atletas MUITO mais fortes que eu e que logo me passaram no ciclismo. Sinal que a natação evoluiu bem. Ainda tenho MUITO chão em termos de técnica e, especialmente, de navegação para percorrer mas hoje posso dizer que minha natação é algo satisfatório para as minhas pretensões. Sempre tenho ideia de melhorar, claro, mas não chega a ser algo muito preocupante. 

Por outro lado notei desde a preparação para a maratona do ano passado - em que eu pensava em tempo - que a corrida começou a tomar um lugar importante na minha preferência. Comecei a treinar com muita seriedade e com muita língua de fora. O objetivo da maratona me ajudou nisso e, apesar de desgastante e com bastante impacto e esforço repetitivo, a corrida foi tomando o lugar da natação por "uma cabeça". Hoje posso dizer que a corrida está um pouco à frente da natação na minha preferência. Eu tenho corrido melhor e sei que ainda posso melhorar bastante. Tenho alguns planos na cabeça para algumas provas (de corrida ou triathlon) em que o ritmo da corrida vai ser um alvo importante. Sobre isso vou falar mais à frente, afinal no momento estou sem uma prova prevista para o primeiro semestre. Conforme as coisas forem aparecendo eu vou falando.

Correr ou nadar? Nadar ou correr?

No triathlon o ciclismo é sempre a modalidade em que percorremos a maior distância e ficamos a maior parte do tempo. Ela costuma ser bastante importante, especialmente em provas longas como um Ironman, por exemplo, onde 1 Km/h de diferença na média final de velocidade significa uma boa quantidade de minutos. Por outro lado a corrida é a modalidade que executamos quando estamos mais cansados e, de um modo geral, é a que mais agride o corpo, ou seja é onde muitos sentem os maiores problemas durante a prova. No Dash Triathlon em dezembro eu constatei algo que sempre ouvia falar. Pelo fato de ter conseguido correr relativamente bem eu passei muita gente durante a corrida. Acho que consigo contar nos dedos de uma mão quantas pessoas me passaram na corrida. Havia um grupo já bem na frente que eu nunca cheguei e outro bem atrás, porém aquele "miolo" eu MUITO MAIS passei gente do que fui ultrapassado. A maioria possivelmente pedalou melhor que eu, porém na hora da corrida, com a consistência que tive nos treinos, foi possível alcançá-los. Esse episódio me fez dar ainda mais importância para a corrida e para ter um equilíbrio entre as modalidades. Esse ano vou tentar evoluir um pouco mais no ciclismo, meu ponto fraco. 

Terça-feira de alguns pensamentos, precisava exprimí-los. :-P

Comentários

  1. Por um breve período no ano passado eu consegui encaixar as três modalidades e lembro que todos os dias tinha a sensação de que tinha apanhado. Fiquei muito cansada. Quando leio esses teus posts sempre penso na dedicação fora do comum que tem que se ter pra praticar um esporte desses e, mais ainda, no foco necessário para evoluir. A tua corrida na maratona do ano passado foi impressionante. Em 2014 vais sair do chão, Milton!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente vai dando um jeito de encaixar tudo nos seus devidos lugares Deysi. Se eu consegui treinar para o Ironman eu tenho "obrigação" de conseguir fazer a manutenção no triathlon. Quanto à corrida, muito obrigado pela torcida e pelas palavras. Esse ano tem que sair abaixo das 3h18', só isso. Kkk
      Abração.

      Excluir
  2. Milton, neste primeiro ano de triathlon já variei as preferências entre as três modalidades. De fato, gosto de todas elas, mas chego a mudar o ânimo de uma semana pra outra, e às vezes gosto muito de uma e estou de saco cheio de outra, o que não dura muito tempo. Tenho percebido o quanto isso é bom, pois sinto que assim poderei levar anos a fio no mesmo esporte e com a mesma vontade.
    E também penso sobre o ciclismo e a corrida, mas realmente a sensação e estímulo de passar as pessoas quando estamos na corrida valem o esforço a mais nessa modalidade. Sem esquecer que pra correr bem vale muito um bom ciclismo.
    Pensamentos e pensamentos...
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois... não experimentei essa tua situação Lean de variar tão rapidamente as preferências. É uma boa "tática forçada" mesmo, pois mantém um certo rodízio evoluindo tudo. Kkk
      Quanto a passar as pessoas na corrida, MUITO bem lembrado esse lado. Esse é um dos pontos cruciais, saber forçar mas "dosar" no ciclismo para conseguir correr bem. Podemos estar bem condicionados na corrida mas errar a dose no ciclismo por ter negligenciado essa modalidade. Aí o estrago vai ser MUITO maior.
      E vamos pensando... estratégia faz parte desse esporte. :-)
      Abraço!

      Excluir
  3. Eu preciso melhorar a natação, a modalidade que gosto menos, ah também preciso melhorar a bike e a corrida, ai posso dizer que faço triathlon ts.
    Em 3 Iron´s eu tentei melhorar mais a corrida, e se esse ano tudo der certo eu consigo diminuir mais o tempo total melhorando só a corrida, fazendo os mesmos tempos dos anos anteriores nas duas primeiras modalidades.
    E como te falei a um tempo atrás, quem consegue correr bem passa muita gente, porque tem muita gente que força no pedal, e amarela na corrida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem vê tu falando até pensa que tu é um pangaré né Fábio? Kkk
      Quanto à corrida... certeza, se correr bem passa bastante gente. Vamos ver... depois eu imprimo teu resultado do ano passado para comparar com o desse ano e fazer as minhas análises. Kkkk
      Abraço!

      Excluir
  4. Milton, que legal que você gostou do artigo ! Sabia que adoro correr, não sou tri atleta, mas já corri 10K qdo lesionei...estava até final de dezembro 6 meses sem correr, vou obter alta médica ainda, mas vou começar tudo do zero... quando minha cabeça quer 10K, tudo bem, vamoqvamo e força na paçoca! Você é top top top, nem posso pensar em fazer um dia o triatlon, pois me prometeram que se eu quiser voltar a correr um dia...serão 5K, então tudo bem, fazer o que? Bora !! Não te respondi pelo blog pois não sei liberá-lo para resposta , rsrsrs by the way ...adorei o seu blog !! Parabéns !! Abraço Aninha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa. Legal, obrigado pelas palavras Ana. Tomara que tua alta venha logo e possa correr. A distância é o que menos importa. A diversão é que conta. Fico na torcida.
      Quanto a top... tem uns caras tops que aparecem e comentam por aqui. Eu não, sou só um metido no meio deles. Kkk
      Abração.

      Excluir
  5. Final do ano passado eu comecei a ficar de saco cheio com a corrida. Sofria pra treinar. Mesmo vendo meus tempos melhorando. Comecei com a bike. Ajudou muito a variar, e um outro efeito que tive foi a melhora na corrida tb. Não esperava muito, mas tinha começado a estagnar...A bike de um bom impulso para melhorar...Pelo menos eu acho hahaha...A Julia tb era apaixonada por natação e apenas tolerava corrida. Começou a fazer trail run e agora mudou tudo! A Km semanal dela tá maior de quando eu comecei a fazer assessoria e ja corria relativamente bem..Hj bike ela nem dá muita bola, só tolera...O tri é muito gostoso neste quesito, na variaçao...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Felipe... se o triathlon tem a "desvantagem" de demandar muito tempo de treino em função das três modalidades, essas três modalidades possibilitam isso, de varias a preferência mas sempre seguindo no triathlon. :-)
      Sucesso aí na tua caminhada (corrida na verdade kkk) rumo à Patagônia.
      Abraoço!

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião, sua crítica, seu elogio, qualquer coisa... procuro responder sempre.

Postagens mais visitadas