Aprendendo com os melhores

Se tem alguma coisa que meu falecido avô me ensinou foi ter humildade. Aprender com aqueles que podem nos ensinar e, jamais, pensar que sabemos o suficiente. Ele era um magistrado e um intelectual e nunca, em tempo algum, usou disso para subestimar outras pessoas não tão afortunadas como ele. Muito pelo contrário, ele tinha uma paciência incrível para ficar horas explicando e conversando sobre qualquer assunto que fosse.

Nesse caminho, desde que fiz meu primeiro short triathlon em 2013, eu SEMPRE procurei olhar e conversar muito com os triatletas experientes e amigos. É assim que posso aprender e tentar conhecer um pouco mais sobre esse esporte. Com amigos (Webtreino ou não) isso fica muito fácil, pois praticamente todos são mais experientes que eu e SEMPRE aprendo. 

Um desses caras que admiro é o Lean Carlo, que já citei no post dos atletas do ano (mais do que merecido). O cara é um fenômeno e dispensa maiores comentários deste que vos escreve. Quem quiser conhecê-lo pode acessar o seu blog. Ele costuma fazer vários treinos sozinhos também como eu. Como temos feito várias vezes a mesma série de natação, eu costumo "xeretar" seu Garmin para invejar e me inspirar para nadar melhor.

Lean no Ironman 70.3 Brasília de 2013

Reparem abaixo nas informações do treino dele e depois no meu. 

Treino Lean

Meu treino

A maior diferença (gritante) é na quantidade de braçadas por piscina, e consequentemente na quantidade total de braçadas. Isso significa que ele se desgasta muito menos e faz cada braçada render muito mais na água. No final eu dei mais de 300 braçadas que ele num treino de 3000m. Isso é bastante coisa. Desde sempre, talvez por não ter uma técnica muito natural nos meus movimentos, eu notei que quanto mais rápido eu vou, mais eu perco técnica e faço movimentos mais "desesperados" e rápidos, perdendo o rendimento na braçada. Ver esses treinos do Lean me fez tentar cuidar mais dos movimentos, mesmo que aos poucos, tentando chegar em algo mais eficiente. Conforme o desgaste vem nem sempre é fácil mas é com esses caras que vou aprendendo. 
Por isso sempre digo. Procure parceiros ou amigos que podem te ensinar, que podem te ajudar. São essas pessoas que vão te fazer evoluir.

Comentários

  1. Poxa Milton, obrigado pelas palavras.
    Já te disse, mas devo dizer aqui que também aprendo muito contigo, pois sua trajetória é um exemplo não só para mim como para muitos outros.
    Forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Lean. Obrigado meu amigo. Como também já te falei, as palavras que escrevi são da mais absoluta sinceridade.
      Forte abraço!

      Excluir
  2. "A vontade de se preparar tem que ser maior do que a vontade de vencer. Vencer será consequência da boa preparação."

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Valeu André, obrigado pela visita, pelas palavras e pela referência no teu blog. Apareça sempre.
      Forte abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião, sua crítica, seu elogio, qualquer coisa... procuro responder sempre.

Postagens mais visitadas