Existem treinos e treinos

Não sei quanto a vocês mas eu já deixei claro aqui o quanto gosto de treinar. Claro que prova é bom, é mais legal, tem a adrenalina inigualável, as condições de pista melhores, a competição, etc. etc. etc., porém eu gosto bastante de treinar. Como tenho feito basicamente provas um pouco maiores eu acabo tendo um período de treino também um pouco maior para cada uma delas e se não gostasse tanto de treinar já teria largado tudo.

A forma com que eu tento pensar num treino como uma prova é pelo seu grau de dificuldade. Quanto mais difícil e desafiador for o treino mais eu me concentro nele e tento fazer o melhor e mais certo.

Existem os intervalados de corrida, os longos de ciclismo, as montanhas no ciclismo, os ritmados de corrida e natação, os tiros de natação, dentre outros. E existe também os longos de corrida com inclinação. Para a Maratona de SC do ano passado eu fiz vários treinos ("meio longos" e longos) com inclinação que me ajudaram bastante, mesmo a maratona daqui sendo plana, no sentido de ganhar força e fôlego.

Florianópolis já é uma cidade relativamente plana, porém alem disso eu moro numa região que tem poucas subidas. A planilha prevê para sexta-feira um treino com 20Km e muita inclinação. Acabei optando por fazer algo que fiz nos treinos para maratona. Subir o morro da Lagoa da Conceição. Ao passar por ele vou no sentido do Canto da Lagoa que também possui algumas subidas e descidas, mesmo que mais leves. Claro que o "muita inclinação" no caso desse treino acaba sendo bem concentrado no morro mas ainda assim, acho que ajuda bastante. Quem conhece Florianópolis e o mirante da Lagoa, sabe o que estou dizendo. Tem gente que tem medo de subir até de carro. :-P

Esses são os treinos pelos quais eu perco alguns minutos antes de dormir.

Essa a rota prevista para sexta.


E agora faltam 23 dias para o Ironman 70.3 Brasília, vamos chegando nos finalmentes.

Comentários

  1. Milton, também procuro encarar esses treinos de forma diferenciada. Isso é uma preparação e tanto para as provas, e faz toda a diferença lá na frente.
    Quanto aos treinos com muita inclinação, sou um adepto ferrenho dessa "modalidade". Aliás, às vezes até desobedeço as planilhas e troco o plano por algo mais inclinado. Isso porque tenho a impressão de que a corrida só ganha com essa dificuldade. Sem esquecer de aplicar a velocidade no plano, as subidas dão muita força e resistência, e aí o treino que é difícil torna a prova um pouco mais fácil. Vai com tudo nos morros por aí que você vai voar lá em Brasília.
    Abraço e não esqueça de também aproveitar a vista do mirante, que isso nós não temos por aqui.

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    1. É Lean, as subidas realmenten os fortalecem muito. Em Curitiba é mais fácil fazer treinos em subidas porque a cidade é um sobe e desce tremendo. Eu morava em Santa Felicidade então sei como é.
      Foi brabo o treino hoje mas saiu. Como eu fui para o Canto da Lagoa depois do Morro então não cheguei a pegar nenhum trecho plano por muito tempo. Ano passado quando fiz o treino eu fui para a Av. das Rendeiras depois do morro e lá vai um bom tanto no plano.
      Quanto à vista, deixei para tomar água e gel exatamente nesse ponto tanto na ida quanto na frida. Pode deixar que dei uma contemplada por todos vocês. Kkk
      Forte abraço!

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  2. Sabe, Milton..nesse momento, só tenho uma coisa a dizer: eu te invejo. Eu já amava treinar na rua em Brasília, em Floripa deve ser algo indescritível!!!!

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    1. De fato, Deysi, Floripa tem paisagens incríveis. Poder ver o sol nascer olhando a Lagoa da Conceição, por mais sofrido que seja, é um prazer. Pena que não tenho o Google Glass para fotografar esses momentos. Kkkk
      Abração!

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  3. Pior que tem gente que não sobe nem de carro mesmo kkkk....
    Treino animal, show ! Agora vai sobrar pernas em Brasília também. Bate bem na natação hahaha.

    Manda bala, tá chegando !

    Abraço

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    1. Esses dias peguei uma família que a mulher "entalou" com o carro numa daquelas curvas. Não conseguia sair do lugar. Kkkkk
      Valeu Pina. Foi ardido como tu fala. Hoje fui para o Canto depois do morro e não para o plano das Rendeiras. Na volta as pernas sofreram mais. Kkkk
      Que sobre pernas por lá... mas bater na natação já é pedir demais. Kkkkk
      Abração! Valeu!

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    2. kkkkk tá bom, economiza pra queimar tudo na bike e run hehehehe

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  4. Faz bastante tempo que estou planejando fazer um treino assim mas esse mês minha escala saiu cruel, ainda não tive tempo de pegar o carro e ir até la pra fazer uma ida, uma volta no canto da lagoa e a volta. Sei que vai ser duro mas o visual compensará qualquer dor...

    Abraço.

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    1. O visual realmente compensa Fábio, especialmente se for de manhã cedo. Mas que é duro realmente é. Acho que demora um pouco para eu fazer de novo. Kkkk
      Abraço!

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  5. Olá Milton, eu gosto muito de treinar em subidas também e vejo o quento isso me ajuda nas provas.
    Parabéns pelas escolhas!

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    1. Valeu Luiz, isso faz bastante diferença mesmo.
      Forte abraço!

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  6. Um lugar belíssimo destes, os treinos ficam mais prazeirosos, ainda ... Por aqui, também, amigo, temos uma orla maravilhosa pra treinar. Beijo, bom findi.

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    1. Já que vamos sofrer, que pelo menos tenhamos belas paisagens para contemplar, não Ivana? Kkkk
      Valeu. Bjs e bom final de semana também.

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