Maratona chegando, longos e intervalados pegando

Mais uma semana chegando ao final e os treinos de corrida vão ficando mais intensos e mais longos visando a Maratona de Santa Catarina. Em conversa com meu treinador ele já me falou que é a hora de colocar um pouco de velocidade nas pernas. Como eu tinha comentado por alto neste post, esta semana tive um intervalado bastante puxado na quarta-feira e no final de semana o longo.

Inicialmente o longo estava programado para domingo, porém a chuva não tem dado trégua aqui em Floripa. Para tentar salvar o ciclismo do final de semana resolvi (com o aval do treinador) trocar o longo de corrida para sábado (que pode ser na chuva) e tentar pegar tempo seco no domingo para o treino de ciclismo (veremos amanhã). 

O intervalado de quarta era de 14Km, com 2Km leves no início e no fim. O "miolo" era de 10x de 1Km, sendo os Kms ímpares a 4'25" e os pares a 3'55" sempre saindo a cada 5'25", ou seja, mais ou menos um minuto ou um minuto e meio de intervalo, desde que conseguisse fazer tudo dentro do tempo previsto. Esse é daqueles treinos quase prova, pois desafiam desde o início. No dia anterior pensei no treino e temi que não conseguisse manter abaixo de 4'/Km nos Kms que precisava. Quando chego perto dos 4'/Km eu realmente "morro". No final das contas o treino saiu na "madrugada" e foi 99%. Apenas uma parada não programada para fazer o "número 1" no final do penúltimo tiro forte, que foi o momento que eu fiquei pior. Estava no meu limite realmente. Essa parada não programada acabou me ajudando a fazer o último dentro do previsto. Posso considerar um treino bom. 




Já no sábado, por volta de 6:30hs saiu o longo, que era de 24Km sendo 21Km em ritmo mais forte (de prova). Um treino excelente daqueles de dar confiança. Infelizmente a chuva parou bem na hora que saí de casa (estava um clima bom e eu gostaria de uma garoa pelo menos para refrescar) e foi no seco mesmo. Aproveitei também para testar a roupa que pretendo usar na maratona (bolsos, locais que podem machucar, etc.). Logo que começou a parte forte eu, novamente achei que não conseguiria manter o pace previsto - 4'35"/Km nos 21Km. Curiosamente depois de uns dois ou três quilômetros as coisas começaram a encaixar e o ritmo saiu praticamente constante. Uma parada no retorno ao final da Beira Mar e outra para pegar um pouco mais de água e um Gatorade. Foi o combustível que precisava para fechar o treino ainda melhor do que pensei. Ritmo forte mas ainda dentro de um "confortavelmente desconfortável" como já definiu meu treinador outrora. 



E assim os treinos para maratona vão encaixando. 

Comentários

  1. Eu, que venho te acompanhando aqui há algum tempo, vejo o quanto você evoluiu nesses últimos tempos. Os paces estão cada vez mais fortes.
    Vai detonar nessa maratona, já estou vendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Lean, obrigado meu amigo. Cara, como já comentei aqui. Esse ano a maratona ficou com pouco tempo de treino então o que me resta é treinar com ainda mais vontade. Vamos ver se dá resultado.
      Abração!

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião, sua crítica, seu elogio, qualquer coisa... procuro responder sempre.

Postagens mais visitadas