Final de semana confiando na previsão do tempo

Quem leu os últimos posts aqui do blog deve ter notado que nos últimos finais de semana eu tenho invertido a ordem "natural" das coisas. Tenho feito o longo de corrida no sábado e pedalado no domingo. Apesar de a ideia inicial ser o inverso, conversei com meu treinador e tenho adotado essa estratégia por uma simples razão. Deixo para correr mais descansado no sábado e pedalo com o que sobrar das pernas no domingo, pois a prioridade é a corrida atualmente. Pois é, neste final de semana, apesar de não ter razão para isso, resolvi confiar na previsão do tempo. Vi que havia previsão de tempo fechado domingo e sem chuva no sábado. Pensei então em manter a corrida no domingo e o ciclismo no sábado para evitar ter que pedalar no rolo. Até aí tudo bem, nada de bom, nada de ruim. (Obs.: Milagrosamente a previsão acertou)

Sexta-feira então fui arrumar minhas coisas e, aproveitando um pouco de minutos livres, resolvi já deixar os materiais dos dois treinos do final de semana prontos. Tudo pronto e arrumando e na hora de descer na garagem para dar uma olhada na bike pensei: "Essa vez vou deixar para verificar os pneus e o restante amanhã de manhã". Sem qualquer chance de errar. Desde que comecei a pedalar em 2012 eu conferi a bike 100% das vezes na noite anterior a qualquer treino. Cem! Eis que no sábado, tendo um compromisso no final da manhã, resolvi sair antes das 7hs de casa para começar a pedalar 7hs no máximo. Ao pegar a bike para colocar no carro, os dois pneus murchos. Enchi para dar uma verificada e os dois furados. Incrível a eficácia da Lei de Murphy! Lá fui eu trocar os dois pneus e de fato, havia um arame em cada pneu. Possivelmente peguei no último treino na estrada e como eram bem pequenos o pneu levou bastante tempo para murchar. Tudo arrumado e trocado e saio de casa bem depois do que gostaria.


O treino de ciclismo saiu então um pouco mais forte que deveria. Fiquei com receio de me atrasar e pedalei um pouco além do ritmo 2. Claro que eu fui TEIMOSO. Minha planilha falava em 60-80Km de ciclismo mas eu quis fazer 80Km. Deveria ter feito 60Km mais devagar mas não, a vontade fala mais alto. O sol agradável em boa parte do trajeto e a vontade de pedalar, tudo influenciou. Não que tenha sido um pedal absurdamente forte mas claro que dá uma cansada a mais nas pernas e a prioridade no momento é a maratona e seus longos de corrida.

Chega domingo. Acordei bem, não sentia dor ou cansaço grande nas pernas. Saí para o longo de 28Km que a planilha pedia em ritmo 2 a 4'40"/Km. Na hora que saí até me senti bem, quando vi estava correndo abaixo de 4'30"/Km. Tentei me controlar e o treino foi indo. Um pouco de garoa, um pouco de sol, chuva, um pouco de tudo. Sentia que havia um pouco mais de peso nas pernas mas bem suportável. O treino foi MUITO bem até os 21Km. Dali em diante começou a ficar um pouco mais difícil. Do 25Km para frente aí sim, parecia que tinha um saco de cimento em cada calcanhar. O jeito foi trazer "as crianças" para casa como dizia a Ferrari. Forcei ao que deu por mero orgulho e para meu sofrimento compensar minha teimosia. O ritmo já não era 2 nem ali nem na China. Depois conversando com meu treinador ele me tranquilizou. Falou que treino é para isso mesmo, é nessas horas que podemos forçar a mais ou a menos do que deveria, errar um pouco ali um pouco aqui. É para isso que servem os treinos. De qualquer maneira os 28Km saíram num pace dentro do imaginado mas ritmo e sofrimento mais altos um pouco. Agora o que resta é ir ajustando isso porque tem aproximadamente um mês para a maratona.

E hoje, depois de muito tempo, tenho uma segunda-feira "off". Meu treinador passou uma semana regenerativa no meio do ciclo. Segundo ele já planejada, porém um pouco antecipada, pois os treinos vinham saindo melhores do que o esperado. De mais importante só os 30Km com MUITA inclinação no domingo. Mas dessa vez é ritmo 1, ou seja, já me pediu para fazer até acima de 5'/Km. Quanto mais devagar melhor segundo ele (dentro de um limite, claro).

E é isso. Deu para encerrar bem a semana.


Pedalando mais e mais forte do que deveria


Correndo mais cansado do que deveria


Comentários

  1. Acho que agora tu não vai deixar pra olhar os pneus no dia do treino nunca mais..rsrs
    Parabéns pelos treinos e aproveite o descanso, pq 30k com elevação não deve ser nada fácil. Será que vai rolar um morro da Lagoa? rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NUNCA mais, Bruna. Kkkkk
      Valeu, obrigado!
      COM CERTEZA vai rolar o Morro da Lagoa. Já tá doendo as pernas só de pensar. Kkk. E pior que tenho que ir adiante ainda. Acho que vou bater lá no da Barra da Lagoa ou então ir ali para o Canto que também tem uns sobe e desce. Aguardemos... e oremos. Kkk
      Bjs e bons treinos aí.

      Excluir
  2. hahahahahaha mas que bah essa do pneu!!!! É sempre assim,mesmo!!!!
    Milton, eu juro que não entendo como tu consegues fazer um treino de 80km de bike no sábado e tem perna pra 28km no domingo. Por mais que tu digas que os últimos 3 km foram com "saco de cimento" nas pernas...é incrível isso!!!!! Como que tu não cansa? Sério..eu quero saber. rs Tipo: no início tu cansavas?

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei p*(@&(* da vida com os pneus... mas faz parte né Deysi.
      Olha Deysi, com o tempo vai acostumando sim. É só ir "dando carga" no corpo que ele vai aprendendo. No começo a um certo custo mas depois acostuma. Kkk
      Abração!

      Excluir
  3. My God, acho que esse descanso é merecido mesmo (rsrs), teus treinos são punk. Já sou tua fã, Milton!
    Nesse pace do proximo longão acho que eu consigo te acompanhar até metade do caminho (só que no morro da lagoa não! hahahaha).
    Boa semana e bons treinos pra nós!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente descansa quando tem que descansar...
      Fã? Kkkk... imagina. Uns treininhos aqui, outros acolá.
      Morro da Lagoa é meio tenso, Tati. Mas não tem jeito. Perto de onde moro é só o que vejo de "Muita Inclinação" como pede a planilha.
      Valeu. Boa semana e bons treinos para nós!
      Bjs.

      Excluir
  4. Além disso, a lei de murphy diz que se mais de uma coisa pode dar errada, então as coisas darão erradas na pior sequencia possível kkkkkkkk.

    Baita treino meu ! Tá voando !!!

    Manda ver que a maratona tá vindo no sentido contrário e vai dar colisão hehehehe. Aqui vai de certeza. Tô no longo de 22 hoje todo gambiarrado na planilha, vai sair a noite de qualquer jeito, quero ver. Depois um de 26 e o Mountaindo do costão pra fechar, aí um duathlon na semana anterior e a maratona. Kamikaze style hahahaha.

    Abraço e vamos em frente !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso Pina. Quantidade de coisas erradas também. Kkkk
      Valeu parceiro... me esforçando, mas tá punk agora já... tá começando a doer bastante. Kkkk
      Cara... tu não vem ficar perto de mim com esse teu Kamikaze Style! Kkkkk.
      Gambiarrado foi demais. Kkkk
      Domingo faço 30 em ritmo bem leve mas é com muita inclinação. Vou sair aqui da UFSC e ir até a Barra da Lagoa. Dois morros. Veremos o que sai.
      Abração

      Excluir
  5. Prabéns pelo brilhantismo de teus treinos, amigo ... Bahhhh dois pneus murchos ? Eiiita ... rsrs ... Boa semana, amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras de sempre Ivana! Bons treinos para ti também!
      Pois é... dois. Faz parte.
      Bjs e boa semana!

      Excluir
  6. Se tem uma lei que não falha é essa! E o pior é que quando vai dando problema parece que tem uma tendencia de os problemas irem ficando mais complicados... hehe
    Saco de cimento nos calcanhares foi ótimo!!! Deve dar um gás quando tira. Vou tentar no próximo final de semana.. hehehe
    Cara, o dia que eu correr que sejam 10k com pace de 4:40 tomo um porre pra comemorar!!!
    Abraço,
    Armando - http://atriathlon.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela visita Armando!
      Pois é... senti um certo peso mesmo. Kkkk... quanto aos 4'40"... lembra da foca que uma hora chega nesse pace sem nem perceber! Manda bala parceiro! Pode me convidar para o porre da comemoração. Só que eu não bebo então tem que ser com água para mim. Kkkk
      Abração!

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião, sua crítica, seu elogio, qualquer coisa... procuro responder sempre.

Postagens mais visitadas