Maratona de Berlim 2014 - por Camila Vieira

Hoje vou abrir espaço aqui no blog para mais um relato de prova. A Camila Vieira (@camilacvieira) é uma corredora que conheci nas redes sociais e fez a última maratona de Berlim, considerada uma das mais importantes e rápidas do mundo. Foi a realização de um sonho que ela relata logo abaixo.

Em janeiro desse ano 2014 decidi que iria fazer a #minhaprimeiramaratona e então me inscrevi pela rent a tour na maratona de Berlim que seria 28.09.14. Teria exatos 37 semanas para treinar, então logo pensei : será uma gestação maratonista!
Comuniquei o coach San Palma (cmteam) e logo nas primeiras semanas coloquei na cabeça que queria índice boston nesta corrida, para isso teria que correr em um pace de 5:05, muito longe dos meus 6:20 que estava na época.
Comecei a treinar e após uns 3 meses veio uma crise hipertensiva por ansiedade, foi aí que parei e pensei pensei e pensei... e mudei total meu olhar para a corrida. Cheguei à conclusão que muito melhor que tempo é você respeitar seu corpo, escutar os sinais que ele nos envia. A partir disso meu lema para Berlim Marathon era : terminar a prova e fazer uma prova feliz. Sabia que seria em torno de 4h30' a 5hs. E no final fiz em 4:24:24!

Decidi chegar em Berlim uma semana antes para me adaptar ao fuso e ao clima e essa foi a mais sábia das decisões, porque assim pude ver a maratona nascer.
Na segunda nada sobre a maratona pelas ruas... na quarta começaram a surgir as linhas azuis as famosas! Quinta teve a feira e sexta se não me engano começaram a montar todo o salão de festas: arquibancadas, pórtico e tudo mais. Lindo de viver! Nesse dia a cidade já estava lotada de maratonistas e futuros maratonistas.

Sábado teve o Breakfast Run, largada seria 9:30. Camilinha se atrasou e teve que ir seguindo as placas do estádio Olímpico, mas haviam mais atrasados junto comigo. Chegamos ao estádio e uma grande festa. Runners para todos os lados, café da manha, alegria, diversão frio na barriga... enfim, o grande dia estava chegando. Eu na alegria de uma debutante.

Dia anterior bate aquele medo, a insegurança e a saudade da jornada.
Manhã de domingo, já com o som Thunderstruck de AC/DC musica que a amiga Renata Bittar me apresentou e muito me motivou meus longões.
A largada é emocionante e a corrida foi toda feliz, muitos corredores e hidratação muito boa a cada 6 km mais ou menos... sempre do lado direito da prova. Isso é um ponto crítico, só temos hidratação desse lado e a linha azul também segue na maior parte da corrida deste mesmo lado. Enquanto os fotógrafos ficam mais à esquerda da corrida.
Para mim a corrida não teve muro, paredão e nem precisei escrever no braços colas de tempo ou hidratação... sei que corro 5k em 30min confortável, e essa era a medida que tinha cada tapete de marcação de tempo... então corri como um reloginho, a cada 5km gel e nos pontos de hidratação isotônico, por não poder usar cápsula de sal. Perto do km 30 eu tive que parar e ir ao banheiro, isso já vinha desde os 10 km, segurei até encontrar um banheiro livre para não perder muito tempo. Depois da parada segui feliz.
Ao virar na under de linder a emoção é gigante, mas a partir dos 35km você já sabe que conseguirá a medalha, que chegará ao final da prova inteira e sorrindo.
E como muitos me falaram... passando o portão de Brandenburgo, sorria, pois é depois do portão que os fotógrafos se posicionam e assim segui a dica, porque depois que passar o portão ainda tem uns 300mts para finalizar a tão sonhada distância, os 42.195m. No meu garmin mostra 43.200m.


 





Clima da prova: ótimo, começa frio e esquenta no final, 11 graus sem vento neste dia
Tênis que usei: Asics Noosa Tri 9
Roupa: Saia Nike, térmica Under Armour que tirei no km 2, manga longa CBBM2014. Grupo que criei para compartilhar ansiedade.
Meia: compressiva Track & Field
Óculos: Oakley
Gel: Hammer e Accel
Isotonico da prova era o Power Gel.
Prova, precisa de prévia inscrição que inicia dia 18/10.
Super indico para iniciantes e quem quiser melhorar tempo.
 

Parabéns Camila, foi muito legal ver teu caminho sendo trilhado rumo à maratona e, mais legal ainda, a tua bela prova no Velho Continente. Que venham as próximas!

Essa é certamente uma prova que ainda vou fazer na minha vida. Vendo este relato fiquei ainda com mais vontade.

Comentários

  1. Parabens por sua primeira maratona.Acompanhei passo por passo no seu instagram.

    ResponderExcluir
  2. Demais! Parabéns pra Camila! Mais uma maratonista pra contar história...

    Juliana Corrêa

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Camila, muito bacana ver a sua conquista!!! Lindo!!!
    Ivana
    statusnacorreria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Camis amiga, você simplesmente arrasou!!!

    ResponderExcluir
  5. Muito legal, Camis! Parabéns, MARATONISTA feliz!

    ResponderExcluir
  6. @julipagui parabéns Camila. Top demais! arrasou!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião, sua crítica, seu elogio, qualquer coisa... procuro responder sempre.

Postagens mais visitadas