2014 e o calendário de 2015

E vamos ao que interessa. Ano de 2014 sendo encerrado e 2015 se aproximando. O período de "férias" é um período também para estudar o calendário de provas do ano que chega. 

2014 foi um ano de poucas provas. No primeiro semestre o Ironman 70.3 de Brasília, uma prova que gostei muito e fiz no meu limite. No segundo semestre a ideia era fazer a Maratona de Santa Catarina e o Challenge Florianópolis. Infelizmente vieram as lesões no joelho e ciático e não pude fazer a maratona. Na mesma época me mudei de volta para Curitiba e tudo ficou ainda mais complicado. Assim que possível fui retornando aos treinos visando o Challenge, que cheguei a pensar que não conseguiria fazer. Para minha felicidade, consegui fazer a segunda prova do ano com a minha melhor corrida nas três provas de 70.3 até então. Foram duas provas em distância de meio Ironman no ano e que me diverti bastante. 

Quem me conhece sabe que eu tenho um gosto especial por provas mais longas (maratona, distância de meio Ironman e distância de Ironman). Não sou o cara mais rápido do mundo e gosto de me superar na questão da resistência. Talvez um pouco disso seja pelo meu histórico de sedentarismo. O fato de ficar 3, 4, 5 ou 11 horas fazendo uma prova no meu limite físico soaria impossível outrora e agora é o que me desafia e mais me motiva. Gosto dos ciclos de treinamento destas provas porque são ciclos mais longos, desgastantes mas que nos fazem, acima de tudo, treinar a cabeça. Focar num objetivo distante, mas o qual temos não podemos perder de vista em nenhum momento, sob pena de "perceber" isso na hora da prova. 

Desde o ano passado quando fiz o Ironman Florianópolis minha ideia seria tentar fazer essa prova ano sim e ano não. Por mais que eu goste do ciclo de treinamento, ele é um ciclo que nos deixa praticamente um semestre inteiro sem tempo para muita coisa. Viagens, família, etc. tudo a gente sente muita falta durante esse período que vai de janeiro a maio (para o caso do IM Brasil Floripa). Então 2014 foram provas menores e agora 2015 ele volta ao calendário, que em com o aval do meu treinador por enquanto está assim: 

  • 8 de março - SESC Triathlon (Caiobá/PR) - Triathlon short distance com vácuo liberado. Uma das provas mais tradicionais do Brasil e que até hoje nunca fiz. Ano passado a presença da Webtreino foi gigantesca e esse ano a ideia é que seja ainda maior. Prova bem diferente e que tenho vontade de fazer.
  • 5 de abril - Ironman 70.3 Brasília - Prova que fiz esse ano e gostei muito. A ideia inicial não era fazê-la, pois é relativamente próxima do Ironman de Florianópolis, porém acabei ficando com vontade, questionei o treinador e ele falou que seria uma boa. Pelo meu perfil ele acredita que posso fazer uma prova pensando como preparação para o Iron de Floripa.
  • 31 de maio - Ironman Brasil Florianópolis - A principal prova do ano e que fiz pela primeira (e única) vez em 2013. A ideia esse ano é melhorar meu tempo e já não fazer somente para concluir dentro de uma zona "confortável".
  • 29 de agosto - Ironman 70.3 Foz do Iguaçu - Prova que não fiz esse ano mas que parece bastante desafiadora. Já tinha em mente fazer este 70.3 no ano que vem depois dos relatos dos amigos que fizeram esse ano.
  • Novembro/Dezembro - Challenge Florianópolis - Prova que fiz em 2014 e 2013 (Tri Dash), quando ainda se chamou Dash 113, e que gosto muito. Pela distância, pelo local, pelo clima que fica na cidade, enfim. 

Destas provas somente o Challenge ainda não fiz a inscrição, pois elas ainda não foram abertas (deve ser algo para o primeiro semestre do ano que vem). 


Meu treinador gostaria de encaixar mais um ou outro short e/ou olímpico no meio dessas provas mas ainda não sei se vou conseguir. Tanto pela parte financeira, pois quem conhece um pouco sabe o quão caras são essas provas que coloquei no meu calendário, como também pela questão das viagens. Já tenho viagem para competir praticamente o ano todo e quem me conhece sabe como a minha rotina e da minha esposa é complexa. Em geral nos finais de semana a gente quer descansar um pouco. Enfim, acho que já tem uma boa dose de desafios e se aparecer mais algum será lucro. 

Desejo para todos vocês que aqui sempre aparecem um feliz ano de 2015, cheio de desafios e conquistas! 

Comentários

  1. Show amigo! Vamos com tudo! Provas lindas que estão chegando... Só não consigo ficar fininha kkkk de resto vamo que vamo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que assim seja e só tenhamos provas lindas amiga!
      Kkkkk... até parece né!
      Vamo que vamo! Bjs.

      Excluir
  2. Calendário de dar inveja na mera mortal aqui. Nenhuma maratona? Vai fazer só tri esse ano? Boa sorteeeee!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ver se o corpo do véio vai aguentar, Bruna. Kkkkk
      Esse ano nenhuma maratona. Talvez ano que vem... esse ano só tri.
      Bjs.

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião, sua crítica, seu elogio, qualquer coisa... procuro responder sempre.

Postagens mais visitadas