Dezembro e a natação

Hoje lendo um posto no blog do meu amigo Pina, resolvi falar algo parecido por aqui. 

Para pessoas que não têm alguma prova específica muito no início de um ano, dezembro costuma ser um mês mais relaxado em termos de treinos. Treinos mais leves, treinos que nos permitem descansar e ao mesmo tempo rever algumas coisas, curtir sem muita pressa ou compromisso cada um deles.

Não sei se sou só eu mas eu tenho uma característica de que cada treino procuro dar o máximo. Se tá na planilha eu faço. As planilhas podem estar mais leves mas se está lá eu faço da melhor maneira. Isso me permite ao mesmo tempo descansar um pouco mas também me manter condicionado e motivado, mesmo sabendo que ainda faltam meses para minha próxima prova.

Tenho notado recentemente que minha natação, ao menos na piscina, tem melhorado bastante. O que antes era um desespero para conseguir hoje sai mais fácil. Tenho nadado um pouco melhor, com menos desespero e conseguindo manter os ritmos mais constantes. 

Dois treinos em especial chancelaram essa minha conclusão. Na primeira quarta-feira de dezembro, casualmente logo após o Challenge, tivemos o teste T30, onde eu nunca tinha conseguido chegar nos 1800m (era minha meta). Tentei manter um ritmo mais constante, não saindo tão forte no início. Senti que estava nadando mais forte que as outras vezes mas claro que ao longo dos 30' o ritmo vai caindo naturalmente, pois bate um certo cansaço. Ao concluir o treino atingi a marca de 1950m, o que considerei excelente para o meu nível, ficando numa média de 1'31"/100m. Fique bastante contente com o resultado e já coloquei na cabeça uma meta para o ano que vem tentar bater nos 2000m. Isso me desafia. 

Alguns dias depois tivemos um treino com 20x 100m onde as partidas eram a cada 2' nos primeiros 5, 1'55" nos próximos 5, em seguida os outros 5 saindo a cada 1'50" e os últimos 5 a cada 1'45". Fiz o primeiro um pouco fodte demais mas logo em seguida os tiros se estabilizaram e todos saíram igual ou abaixo de 1'28", o que também me deixou bastante feliz. Infelizmente no mar ainda tenho um pouco mais de dificuldade, mas ainda assim, quanto melhor eu me sentir nadando, mais motivado e seguro eu me sinto no mar. 

Abaixo algumas imagens de um treino qualquer na academia que eu nado. A Garmin Virb me permitiu pela primeira vez me ver nadando. Por mais que o treinador explique alguma coisa, vale aquela máxima: "uma imagem vale mais que mil palavras". 

video

E era isso, dezembro tem sido para brincar, treinar mas sem estar com algo fixo na cabeça. 

Comentários

  1. ta nadando bonito.... bem legal o estilo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Marlus. Andei melhorando algumas coisas, de fato, o que até se refletiu em velocidade um pouco. Mas que ainda dá para melhorar bastante, isso dá. Aprendi a nadar depois de velho então tem coisas que é difícil que se tornem naturais para mim. Mas acho que assim tá mais ou menos bom. Kkkk
      Abraço!

      Excluir
  2. Pelamordedeus, 1950 pra 30 min ??????????????????????????????????????? TU não sabe brincar não KKKKKKKKKKKKKK ?

    Excelente cara, muito bom mesmo !!!!

    ResponderExcluir
  3. Na piscina até que tenho me virado bem, Pina. O problema é no mar. Kkkk
    Valeu. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens que traduzir isso pro mar ! Eu não chego nem perto desses tempos de piscina, diz o treinador, porque não sei treinar forte na água, mas na prova sai de algum jeito - efeito máquina de lavar hahaha.

      Excluir
    2. Essa é a ideia, Pina... o problema é eu conseguir. Kkkkk. Na verdade o efeito máquina de lavar comigo é meio que o oposto... eu acabo tendo mais dificuldade. Mas um dia eu aprendo. Quando eu estiver na 60+. Kkk

      Excluir
    3. KKKK coisa nenhuma. Tu pode nadar frouxo abaixo de 1h no iron, 55-58 vai sair tranquilo ! Só baixar a cabeça na água e não parar mais :-) !

      Excluir
    4. Sim Pina... essa era minha intenção. Eu acho que se eu não me enrolar muito e me orientar minimamente bem eu tenho condições de nadar para uns 58'-60'. 2013 eu nadei 4300m em 1h03'. É sinal que a velocidade para fazer isso eu tenho. Preciso é baixar a cabeça e bater os braços e pernas mais fortemente dos que os que estão do meu lado me enchendo. Kkkk

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião, sua crítica, seu elogio, qualquer coisa... procuro responder sempre.

Postagens mais visitadas