Melhorando na natação

Lógico que a ideia é evoluir nos treinos para ir melhor nas provas. Das três modalidades, a que mais tenho dificuldade em transferir a evolução do treino para a prova é a natação. Atribuo isso a vários fatores mas os principais seriam o fato de não nadar com muita frequência no mar e também por ter uma certa dificuldade com orientação e "liberação" do tráfego inicial. A força e a velocidade eu transfiro, porém muitas vezes esses fatores fazem com que meu tempo nem sempre reflita isso. Tá e aí vou ficar chorando? Não. Vou treinar mais, evoluir mais nos treinos, me posicionar melhor e tentar cada vez mais levar essa evolução para as provas. 

Em 2013 nadei os 3800m do Ironman para 1h03'. Foi um tempo bom, ainda mais se considerarmos que nadei na verdade 4200m. Gostaria MUITO de nadar para 1h nesse ano e é isso que vou buscar. Sinto que minha natação tem evoluído bem na piscina. De agora até o Ironman teremos pelo menos um treino mais longo semanal nas piscinas da Nado Livre. Tirando o fato de ficar devendo vários minutos no trabalho eu curto demais esses treinos. Acho que são bons termômetros para nos conhecermos depois de um bom tempo nadando. 

Fazendo de conta que sei nadar borboleta (foto em Floripa durante as férias de fevereiro nadando "amarrado")
Tivemos dois deles recentemente, um semana passada com roupa de borracha e outro quarta-feira desta semana sem roupa de borracha. Em ambos foram 3800m de treino. 

Semana passada o treino consistia em séries variadas, entre 800m e 100m variando de forma crescente e intervalos bem curtos que falei rapidamente no post semanal. Nadar com roupa de borracha é sempre bom, pois o ritmo melhora, porém numa piscina em um dia não muito frio e com água bem aquecida nem sempre é simples. A cada intervalo tem que jogar um pouco de água fria para dentro da roupa sob pena de cozinharmos. Foi um treino que considerei muito bom, pois mantive os ritmos constantes e proporcionais às distâncias. Saí da piscina feliz com o treino e com a sensação boa nos braços que sempre ficam um pouco mais presos com a roupa. 

Parciais do treino com roupa de borracha
Já na quarta dessa semana o treino foi sem a roupa de borracha. Entrei na piscina achando que a série principal do treino seria 15x 100m (um amigo havia feito esse treino no dia anterior). Fiz o aquecimento de 600m e em seguida o treinador se agacha e ao pé do ouvido fala: "30x 100m saindo a cada 1'45" (a ideia era não fazer em ritmo MUITO forte para aguentar de forma mais constante). Engoli aquilo em seco mas quem me conhece sabe o quanto eu gosto de "desafios". Se tem a instrução para fazer é porque o treinador sabe que posso fazer. E o treino novamente saiu muito bom. Relativamente constante com todas as parciais oscilando entre 1'25" e 1'28". Na verdade até o décimo estava "tranquilo", do décimo ao vigésimo, "tudo bem". Do vigésimo ao vigésimo quinto uma sensação de esforço já um tanto maior. E do vigésimo quinto ao trigésimo parecia que carregava um saco de cimento em cada ombro. Manter as parciais já foi um desafio, tanto que as parciais de 1'28" foram somente as quatro últimas. De qualquer maneira lembro como se fosse hoje que para eu manter 1'30" num tiro de 100m era um esforço danado e eu jamais pensava em sequer conseguir fazer 10 tiros de 100m (FORTES!) nesse mesmo ritmo. Começava o primeiro para 1'30" e logo ia caindo bastante. 

Parciais das 30x 100m sem roupa de borracha (três séries o Garmin marcou 125m)
Em resumo, acho que minha natação evoluiu bem nos últimos meses e sinto que tenho nadado de forma mais consistente, com uma técnica um pouco melhor dentro do possível para um cara que começou a nadar com quase 35 anos. 

Agora é manter esse nível de treino daqui para frente e seguir tentando evoluir porque é isso que nos move! 

Comentários

  1. Acho que vou tirar minha aposta do teu tempo e diminuir bem mais, to achando que tu vai fazer bem menos tempo total rs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk... não vem me colocar pressão, Fábio! Kkk.
      Abraço!

      Excluir
  2. Achou tão linda essa foto da 'borboleta' que veio postar aqui...kkk
    Parabéns pelos treinos fodas, certeza que esse ano vc vai conseguir baixar esses 3 minutos. to aqui na torcida sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que nunca mais consigo fazer esse movimento de novo, Bruna. Tenho que aproveitar! Kkkk. Obrigado amiga! Bjs

      Excluir
  3. Tu és craque, amigo ! Parabéns !!!!

    ResponderExcluir
  4. Milton! estou amando seu blog e seu insta! Acabei de começar a treinar triatlhon de verdade com acessoria, sempre fiz os tres esportes mas estava precisando de algo a mais! E já estou viciada!!! Estou lendo tudo desde o começo! Continue incentivando!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Beatriz. Muito obrigado pelo comentário e pelo carinho. Estarei na torcida por essa tua jornada no Triathlon! É realmente um esporte incrível! Continue aparecendo... me marque em alguma postagem do IG para eu te achar! Bjs e obrigado pela visita!

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião, sua crítica, seu elogio, qualquer coisa... procuro responder sempre.

Postagens mais visitadas