Semana a semana Ironman 2015 - Semana 17

A partir de agora faltarão somente duas semanas cheias mais a semana da prova. De fato estamos nos finalmentes. Para coroar esse momento não há nada melhor que o tradicional simulado que a Webtreino costuma fazer próximo desta fase de treinamento. Depois de uma semana um pouco mais leve onde o principal treino foi 24Km de corrida na quinta-feira, sábado ainda de madrugada foi hora de partir para o litoral do PR. Fui de carona com o amigo e parceiro Geandré e chegamos bem cedo por lá. Foi o tempo de arrumar as coisas e logo todo mundo começou a chegar. A Webtreino montou a estrutura com barraca, cavaletes, comida, etc. Por volta de 8hs da manhã tivemos um briefing sobre o treino e começamos.

Tenda na praça central de Caiobá
Turma reunida pouco antes da "largada"
O simulado, para o pessoal que vai fazer o Ironman Florianópolis, consistia no seguinte:

- 40' a 45' de natação
- 5h de ciclismo (tempo total), de preferência sem pelotão, pedalando sozinho.
- 15Km de corrida

No mar havia staff com SUP e bóias que demarcavam um trajeto de aproximadamente 750m. 8:30hs foi dada a "largada" e saí meio sozinho. Logo me aproximei de um grupo e segui nadando num ritmo bom próximo a eles. Na segunda volta fiquei um pouco para trás e segui nadando sozinho num ritmo um pouco mais leve o que fiz também na terceira volta. Quando fechei a terceira volta estava com um pouco menos de 40 minutos. Decidi já encerrar por ali quando vi algumas pessoas também encerrando. Confesso que gostaria de ter nadado um pouco melhor, acho que acabei reduzindo demais o ritmo na segunda e terceira voltas. O mar não estava totalmente liso mas também não estava muito mexido, foi mais uma diminuição de ritmo da minha parte mesmo.
Segui para a tenda para pegar a bike e sair para pedalar. Logo vi um grupo saindo e fui atrás para achar o caminho do contorno que leva à rodovia Alexandra Matinhos. No que cheguei na rodovia fiquei um pouco para trás e me mantive sozinho o tempo todo. Para quem não conhece essa é uma rodovia bem plana com asfalto bom e que abriga muitas provas de triathlon aqui no Paraná. Ficamos rodando ali até que se completasse as 5hs de bike. Fiz uma parada de 5' com 80Km para recarregar as caramanholas no posto policial e me mantive sempre num ritmo nem muito fraco nem muito forte, sendo um ritmo confortável. Um vento chato apareceu e eu juro que tentei identificar qual era o sentido do maldito mas não consegui. Tinha momentos que soprava de um lado, momentos que soprava de outro, enfim, não liguei, segui fazendo meu pedal como deveria ser. Foi muito bom ver tanta gente treinando nessa rodovia todos com seus objetivos bem definidos. Na terceira volta passei o posto dos guardas e calculei o tempo para chegar com 5hs na praça central de Caiobá, o que acertei praticamente em cheio (4h53' de pedal e 4h58' tempo total) totalizando 160Km em termos de distância. Uma excelente oportunidade para testar materiais, alimentação e hidratação. Foi muito bom, pois realmente tudo isso saiu perfeito, comida, bebida, equipamento, tudo ensaiado para o Ironman Florianópolis.

Chegando do pedal foi hora de sair para a corrida. Fiquei bastante surpreso com a facilidade que saí para correr, o que fez até eu ficar num ritmo mais forte do que eu gostaria. Até os 10Km estava correndo neste ritmo de uma maneira "tranquila" e resolvi me manter assim, mesmo sabendo que este não é um pace para Ironman. Depois de uns 12Km as pernas sentem a fadiga de um treino já de quase 7hs e claro que o esforço para manter o ritmo aumenta, mas no final acabei por manter a corrida do mesmo jeito e encerrar logo o simulado e voltar a Curitiba.

No saldo total, muita diversão, treino encaixado perfeitamente e uma boa dose de confiança para a prova de daqui algumas semanas.

Parte da turma ao final do treino (foto: Luca Glaser)
Parabéns a todos os amigos que estiveram fazendo esse simulado na praia. É sempre um evento muito legal!

Comentários

1. Adorei! Quando crescer vou ser igual você! Hahahaha

ResponderExcluir
  2. Tá pronto, agora é só no polimento e sentar a bota dia 31.

1. Se a dor no meu pé melhorar fico feliz. Kkkk
      Obrigado Bruna. Bjs

Excluir
  3. Deve ser muito legal fazer esses simulados pré prova! Bons treinos na reta final.
    Beijos,
    Dani.

Respostas
    1. Valeu Dani, obrigado. É muito legal mesmo!

4. Baita treino meu !!!!
    Muito show.

Manda bala, agora é foco na bagaça, até dia 31 são mais 18 dias pisando em ovos literalmente. Ontem 'amarelei' com ventos de 50 km por hora e trovoada com dilúvio e fui pra esteira hahaha.

Abração !

Respostas
    1. Foi um baita simulado mesmo! Pois é... domingo temos nosso último longo de bike e depois só desce a ladeira!
      Vi essa tempestade aí... não tem jeito, só na esteira mesmo!
      Abração! Quinta pré Iron estarei no treino de natação! Se estiver lá nos falamos!

Excluir
    2. Massa esse simulado mesmo !
      Longo agora já é semi curto hahah. Cara o tempo tá melado a semana toda, está gastando a coisa ruim pra ficar tudo azul e sem vento no dia do iron hahahaha.

Abraço e falamos na semana da prova !

Excluir
    3. Com certeza Pina. Isso tudo é para limpar na prova. Agora é só meu pé me deixar correr direito e o resto fica perfeito!
      Abração. Nos falamos logo logo aí!

5. Nada melhor que a satisfação de um treino bem feito. Alegria e confiança geral para prova do IM que se aproxima. Siga firme, Milton. Estou na torcida!!
    abraços
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    Twitter @Correndodebem

Respostas
    1. Obrigado Helena. Sempre acompanhando e na torcida! Te agradeço muito!